Redução do ICMS em São Paulo para carros elétricos não deve levar a queda de preços
Créditos: Dylan Calluy/Unsplash

Redução do ICMS em São Paulo para carros elétricos não deve levar a queda de preços

Segundo consultor, incentivo à eletromobilidade precisa de apoio nacional

Na última semana, o governo do Estado de São Paulo anunciou a redução da alíquota do ICMS para setores geradores de empregos a partir de 2022. Dentre os segmentos beneficiados está o de eletromobilidade, que terá uma redução de 18% para 14,5%. Por mais que seja uma medida positiva, ainda não é uma notícia que pode de fato fazer com que os preços do mercado diminuam de forma significativa. 

01/10/2021 às 10:34
Notícia

São Paulo anuncia redução de ICMS para carros elétricos, híbr...

Além disso, a redução do ICMS também irá atingir medicamentos, eletroeletrônicos e diversos outros pr...

Segundo Ricardo da Silva David, sócio-fundador da Elev, consultoria de soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, por mais que a medida seja um passo no caminho certo, ainda falta muito para os carros elétricos emplacarem no Brasil. "Os governos estaduais precisam fazer a sua parte, mas também são necessárias ações em nível nacional, provindas do congresso ou do Executivo. Para o segmento realmente chegar na maior parcela da população, ainda precisamos de incentivos públicos, como é o caso da diminuição do ICMS em São Paulo", explica.

Quem acompanha o nosso Resumo Conectado deve lembrar dos debates sobre as evoluções automotivas no resto do mundo e o impacto disso no Brasil. Um exemplo foi sobre a previsão da maioria dos carros brasileiros terem câmbio automático até 2020. Passamos deste ano e a previsão é que até 2030 90% dos carros no Brasil tenham esse tipo de câmbio. Enquanto o resto do mundo já planeja adaptar cidades para os veículos elétricos, com pontos de recarga, aqui ainda estamos em câmbio manual. 

Segundo o David, um dos grandes entraves para o segmento no Brasil ainda é o valor dos automóveis. Aqui no Brasil o modelo elétrico mais barato é o JAC iev20, custando R$ 159.000. Já o veículo híbrido mais barato é o Toyota Corolla Altis Hybrid, que não sai por menos de R$ 154.890. 

11/10/2021 às 15:33
Notícia

Mercado Livre venderá carne, legumes e congelados em São Paulo

A ação faz parte de uma parceria com a rede de supermercados Mambo

Continua após a publicidade

Na Europa, os incentivos já existentes somado com a atual crise de combustíveis, tem feito com que muitos optem pelos carros elétricos. Esse é o caso do Reino Unido, que segundo o CarGuide publicado no dia 24 de setembro, teve um aumento de 1.600% em buscas no Google sobre os automóveis elétricos. Com a alta dos preços dos combustíveis no Brasil é possível que cresça a procura por veículos elétricos. Mas antes é necessário estrutura para recebê-los. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.