O fundador da X Prize Foundation, Peter Diamonds, fez um questionamento que trouxe uma resposta curiosa de Elon Musk. O CEO da Tesla, confirmou através do twitter que adoraria construir um jato elétrico supersônico VTOL. Tal veículo além de atravessar a barreira do som, seria capaz de realizar decolagens e pousos na vertical. Apesar do comentário, Musk afirmou que um novo projeto faria seu "cérebro explodir", o que diminuem as chances de uma nova empreitada.
O comentário foi realizado após Diamonds postar em sua rede sobre a contribuição de Musk para a a indústria da tecnologia, também questionando: "Qual indústria você gostaria de vê-lo trabalhando em seguida? Minha preferência é na aviação.....e a sua?".
O que é eVTOL
O termo eVTOL, se refere à aeronaves elétricas com decolagem e pouso vertical. O modelo de aeronave é indicado para voos em centros urbanos, pois além de pousar na vertical, apresenta baixas taxas de ruídos sonoros. A grande vantagem de tais veículos é a ausência da necessidade de grandes aeroportos para pousos e decolagens. Algumas empresas, como a Lilium, desenvolvem projetos de aeronaves eVTOL, com foco em mobilidade urbana.
A Azul, inclusive, fez uma parceria de US$ 1 bilhão com a Lilium para a compra do veículo Lilium Jet, como noticiado aqui no Mundo Conectado. A empresa afirmou que a intenção da parceria é conectar diferentes centros urbanos, cidades urbanas e regiões metropolitanas do Brasil, com praticidade. O Lilium Jet lembra um pequeno jato executivo de 5 assentos, projetado para atingir 280km/h a 3km de altitude e atingir até 250km de autonomia de voo.
É importante ressaltar que o comentário de Musk, sobre um jato elétrico supersônico capaz de pousar na vertical, é interessante, porém soa um pouco exagerado. Com diversas companhias, com projetos iniciais mais modestos, é muito difícil de imaginar que o CEO da Tesla conseguiria desenvolver um veículo eVTOL supersônico, antes mesmo de lançar um modelo inicial como o Lilium Jet.
Fonte: Dronexl
.....