Google inclui aplicativo para afinar violão nas buscas
Créditos: Pexels/Andrea Piacquadio

Google inclui aplicativo para afinar violão nas buscas

Nada de perder tempo procurando por apps e sites específicos. Veja como acessar e utilizar o afinador Google

29/09/2021 às 15:31
Notícia

Não é piada: "Google" é o termo mais buscado no Bing

Empresa fala que os clientes escolhem preferir seus serviços

Pensando em facilitar a vida de milhões de apaixonados por música ao redor do mundo, a Google acaba de incluir um aplicativo para afinar violões, guitarras e outros instrumentos musicais diretamente na sua busca. 

A função de afinador já estava disponível dentro do Google Assistente, que também costumava sugerir apps específicos para isso. Agora, para acessar o afinador cromático, basta digitar “Afinador Google” ou “Google Tuner” diretamente no campo de busca. 

Você pode fazer isso tanto pela versão Desktop quanto Mobile do Google. Contudo, caso esteja no PC, lembre-se de que é necessário ter um microfone compatível e configurado para captar os sons produzidos pelo seu instrumento. 

Como afinar o violão com o Google Tuner

O aplicativo do Google é um afinador cromático simples, que reconhece a nota que está sendo tocada e diz se ela está abaixo ou acima da frequência correta. Por isso, ele pode ser utilizado não apenas com instrumentos como violões e guitarras, mas também com ukuleles, banjos, cavaquinhos, contrabaixos, entre outros.

Para acessar o afinador, digite “Afinador Google” ou “Google Tuner” no buscador. Depois de ativar o Google Tuner, pressione o botão de microfone para começar a afinar. 

Ativar Afinador Google

Em alguns casos, pode ser necessário conceder permissão para que o navegador acesse os dados recebidos pelo microfone, como mostrado abaixo:

Continua após a publicidade

Liberar permissão para o navegador acessar o microfone

Feito isso, toque a nota desejada e aguarde até que o afinador a reconheça, apertando ou afrouxando a corda de acordo com o necessário:

Afinador Google em ação

Caso o afinador esteja tendo dificuldades para reconhecer a nota, experimente aproximar o microfone do instrumento. Outra dica é não pressionar as cordas forte demais, uma vez que isso pode inclusive afetar a afinação das notas produzidas. 

Teste também no seu smartphone ou tablet

Normalmente, dispositivos como tablets e smartphones funcionam melhor com o afinador por terem microfones mais sensíveis, projetados também para captar sons do ambiente. Por isso, faça o teste para descobrir qual dos seus dispositivos responde melhor na hora de afinar. 

Vale lembrar que o app de afinador do Google é bem simples, não permitindo qualquer ajuste personalizado das frequências. Ele utiliza o padrão de 440Hz para a nota Lá (A). Caso necessite de mais personalização, a melhor opção continua sendo visitar a Google Play Store ou a App Store para encontrar aplicativos dedicados e mais completos. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Google Tuner
User img

Igor Pankiewicz

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.