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YouTube vai bloquear anúncios em conteúdos negacionistas sobre mudanças climáticas

Empresa não quer mais que grupos negacionistas ou oportunistas alimentem falsas polêmicas em vídeo com o propósito de obter monetização sobre o tema

YouTube vai bloquear anúncios em conteúdos negacionistas sobre mudanças climáticas
Créditos: Shutterstock

O Google anunciou nesta semana que vai bloquear a exibição de anúncios em conteúdos que promovam desinformação sobre as mudanças climáticas. A ideia é desestimular a produção de conteúdos que alimentem falsas polêmicas com o simples propósito de obter monetização.

As mudanças passam a valer a partir do mês de novembro. Nas palavras do Google, serão desmonetizados vídeos que “contradisserem consensos científicos estabelecidos relacionados à existência e às causas das mudanças climáticas”. Incorrer nesse tipo de ação será considerada uma violação do Programa de Parceiros do YouTube.

Para chegar à conclusão de qual conteúdo é verdadeiro ou falso em relação ao tema, o Google consultou especialistas da Organização das Nações Unidas, mais precisamente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

Mudança nas políticas de monetização em conteúdos sobre mudanças climáticas

Para explicar as mudanças na política de monetização, o Google publicou uma declaração sobre o tema.

Nos anos recentes nós ouvimos diretamente de um crescente número de anunciantes e publishers as preocupações acerca de anúncios exibidos em conteúdos que promovem informações imprecisas sobre mudança climática. Os anunciantes simplesmente não querem que seus anúncios apareçam nesse tipo de conteúdo. Publishers não querem anúncios promovendo esse tipo de conteúdo em suas páginas e vídeos.

Isso inclui conteúdo que se refere às mudanças climáticas como uma farsa ou fraude, alegações que negam que as tendências de longo prazo mostram que o clima global está esquentando e alegações que negam que as emissões de gases de efeito estufa ou a atividade humana contribuem para as mudanças climáticas.

Para chegar à conclusão de qual conteúdo é verdadeiro ou falso em relação ao tema, o Google consultou especialistas da Organização das Nações Unidas, mais precisamente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

A empresa destaca ainda que a monetização sobre outros tópicos relacionados ao clima continuará sendo possível, mas que isso possa ser feito de maneira a estimular o debate e trazer novos estudos para esse campo do conhecimento.

Via: Google, 9to5 Google