Drone que anda e voa vai deixar você assustado com as possibilidades

Ainda não chegamos na Era das Máquinas mas talvez seja bom chamar o John Connor

Drone que anda e voa vai deixar você assustado com as possibilidades
Créditos: Reprodução/Gizmodo

Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia, desenvolveu um drone muito útil para diversos terrenos. LEONARDO, acrônimo para LEgs OnboARD drOne, pode voar e andar para realizar os seus mais diversos serviços. Entre as atividades pensadas para LEONARDO estão reparação de infraestruturas, operações de resgastes em desastres naturais e outros acidentes de larga escala. 

06/10/2021 às 08:20
Notícia

Veja imagens impressionantes da lava do vulcão de La Palma ch...

Filmagens foram realizadas utilizando um drone DJI Mavic 2 Pro

Pelo fato de voar e poder andar, o drone bípede consegue atender locais em que um robô terrestre não conseguiria chegar e também realizar operações em solo na qual uma aeronave remotamente pilotada (ARP) não seria capaz de entrar. Além do uso civil já apresentado, é óbvio que o drone LEONARDO também pode servir em missões militares. A Caltech também vê seu produto em serviço de missões espaciais, como um suporte para rovers e, num futuro não tão distante, auxílio de astronautas em Marte, por exemplo.

O conjunto de quatro hélices localizado nos "ombros" de LEONARDO também lhe ajudam a se equilibrar enquanto percorre a sua caminhada. A universidade Caltech aplicou no seu drone um software que integra as habilidades de vôo e andar. Enquanto drones e robôs com um único método de locomoção são mais fáceis de desenvolver já que possuem uma única especialização, a tarefa de fazer um "dois em um" foi um desafio para o produto da Caltech.

Como mostrado no vídeo acima, o desenvolvimento desse software voltado para locomoção híbrida resolverá o desafio atual de trabalhar com essa tecnologia e facilitará a produção de novos robôs e drones com esse tipo de movimentação. Também pelo vídeo podemos ver que as hélices fazem com LEONARDO seja capaz de se equilibrar em uma corda, andar de skate e percorrer um trecho com vento. Essa última atividade mostra como ele poderia atender um chamado de desastre natural em regiões montanhosas. 

LEONARDO pode não ser um drone bonito, mas como diz meu pai: o importante é ter saúde. Que no caso do drone bípede é ser útil para os serviços que esperam dele.

Fonte: Gizmodo

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.