Procon-SP notifica WhatsApp por apagão
Créditos: Pexels/Torsten Dettlaff

Procon-SP notifica WhatsApp por apagão

Órgão destaca que uma multa por danos morais e materiais poderia chegar a 10,7 milhões de reais. Entenda o caso

05/10/2021 às 11:50
Notícia

Facebook revela erro de configuração como razão para serviços...

Instagram, Whatsapp e Facebook caíram por mais de 7 horas e engenheiros tiveram dificuldades para res...

Nesta segunda-feira, as principais plataformas do Facebook, incluindo WhatsApp e Instagram, foram afetadas por uma queda global, que deixou milhões de usuários sem acesso aos serviços da empresa.

Em virtude disso, o Procon-SP anunciou a notificação do WhatsApp no Brasil, conforme informações publicadas pela Folha de São Paulo, no dia 05. 

De acordo com o Procon-SP, muitas pessoas sofreram prejuízos em virtude do ocorrido. O órgão afirma ainda que apenas “um evento muito forte”, como um terremoto, poderia isentar a plataforma da responsabilidade, conforme a matéria. 

O diretor do Procon-SP, Fernando Capez, disse que “falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço”, mencionando que usuários que se sentirem lesados deverão aguardar novas instruções que serão fornecidas pelo WhatsApp ao Procon. 

A notificação, segundo o órgão, foi encaminhada nesta terça-feira (05), questionando os motivos que ocasionaram o apagão dos serviços. O Procon-SP destacou que uma possível multa por danos materiais e morais pode chegar ao valor de 10,7 milhões de reais. 

Produtos Facebook

O que ocasionou a queda do WhatsApp?

No Brasil, as plataformas Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram inacessíveis por um período de cerca de 7 horas. Segundo publicação oficial da empresa, isso ocorreu devido a um erro de configuração dos roteadores de Backbone, responsáveis pela coordenação do tráfego entre os Data Centers.

Continua após a publicidade

Esse erro gerou um efeito em cascata, forte o bastante para congelar a comunicação de dados.  Além disso, esse erro trancou os próprios engenheiros do Facebook para fora da rede, algo que exigiu o deslocamento de equipes até Santa Clara, na Califórnia, para que pudessem ter acesso direto ao equipamento físico.

Considerando que a maior parte das equipes ainda trabalha remotamente, por conta da pandemia, o problema acabou durando mais do que o previsto. A interrupção nos acessos teve um grande impacto financeiro sobre o Facebook, que registrou uma queda de aproximadamente 7 bilhões de dólares em seu valor de mercado. Você pode ler mais sobre isso na matéria a seguir:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Folha de São Paulo, Facebook
User img

Igor Pankiewicz

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.