Facebook revela erro de configuração como razão para serviços ficarem fora do ar
Créditos: Reprodução/Facebook

Facebook revela erro de configuração como razão para serviços ficarem fora do ar

Instagram, Whatsapp e Facebook caíram por mais de 7 horas e engenheiros tiveram dificuldades para resolver o problema

A queda dos serviços do Facebook na última segunda-feira (4), causou transtorno generalizado ao redor do mundo. Com prejuízo para muitas pessoas, inclusive para o CEO do Facebook, Mark Zuckerbeg, que perdeu cerca de US$ 7 bilhões como resultado do problema, o apagão geral de 7 horas foi resultado de erro nos roteadores. Em comunicado oficial, o Facebook revelou que alterações defeituosas nas configurações dos roteadores, resultou em problemas que interromperam o funcionamento dos servidores.

O confirmação veio através de postagem no blog oficial do Facebook. Como resultado do apagão geral, o próprio domínio Facebook.com chegou a ficar à venda por alguns minutos. Especulou-se que o problema teria origem em erro de DNS (Sistemas de Nomes de Domínios), como resultado de um apagamento de rotas BGP (Border Gateway Protocol). 

Nossas equipes de engenharia descobriram que as alterações de configuração nos roteadores de Backbone [roteador de controle central] que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. A interrupção no tráfego teve um efeito cascata na maneira como os data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços - Facebook

 

Pelo Twitter, o jornalista investigativo Brian Krebs, especializado em cibercrimes, confirma que o erro também foi resultado de problemas nas rotas BGP. Mas afinal, o que é BGP? O Border Gateway Protocol é o protocolo de rede pelo qual o tráfego passa antes de um site ser aberto. Sem ele o endereço não encontra as informações necessárias para carregar a página. Dessa forma, os próprios engenheiros do Facebook ficaram sem acesso aos sistemas, o que resultou na demora para resolver o problema.

05/10/2021 às 10:14
Notícia

Microsoft libera primeira versão estável do Windows 11; veja ...

Sistema operacional pode ser atualizado sobre o Windows 10 através do Windows Update

Para termos uma ideia do tamanho do problema, os próprios funcionários ficaram sem acesso ao HQ do Facebbok, e tudo precisou ser resolvido manualmente. Como muito dos funcionários estão trabalhando em home office, uma equipe precisou ser deslocada às pressas para o data center da companhia, em Santa Clara, na Califórnia. O porta-voz do Facebook Santosh Jonardhan, no entanto, afirmou que os problemas já foram 100% resolvidos, além de pedir desculpas à todas as pessoas pelos transtornos causados. A empresa não realizou comentários sobre quais medidas irá tomar que o problema aconteça novamente no futuro. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: 9to5mac, Uol
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.