Em meio ao apagão, domínio Facebook.com ficou à venda por alguns minutos
Créditos: Reprodução/Solen Feyissa/Unsplash

Em meio ao apagão, domínio Facebook.com ficou à venda por alguns minutos

Na segunda-feira (04), Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram fora do ar por cerca de seis horas

Essa segunda-feira (04) trouxe um começo de mês movimentado para a equipe do Facebook. A rede social criada por Mark Zuckerberg e suas afiliadas — Messenger, Instagram e WhatsApp — sofreram um “apagão” que impossibilitou seu uso durante várias horas. No meio dessa confusão, o domínio Facebook.com foi posto à venda e permaneceu assim por alguns minutos.

Embora muitas pessoas tenham especulado o motivo da interrupção dos serviços do Facebook na tarde de ontem — com alguns usuários até mesmo criando teorias da conspiração — a equipe do Facebook publicou em seu blog oficial uma postagem na qual declara que tudo foi causado por um erro interno.

Nossas equipes de engenharia descobriram que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.

 


Reprodução/Brett Jordan/Unsplash

04/10/2021 às 17:22
Notícia

Dados de 1,5 bilhão de usuários do Facebook são vendidos na d...

Vazamento de dados não tem relação com problemas nas redes do Facebook

Quanto ao domínio listado como disponível para compra, a situação se deu após os os registros DNS A e AAA do Facebook serem “nukados”, o que fez com que eles pudessem parecer livres. Entretanto, pouco tempo após a listagem, um porta-voz da plataforma de registros de domínios GoDaddy confirmou que o endereço havia sido removido da página de compras.

Toda a questão envolvendo a queda dos apps gerou brincadeiras relacionadas às redes que ainda estavam funcionando. O perfil oficial do Twitter, por exemplo, fez uma publicação em que dava “olá para literalmente todo mundo”, ao que o McDonald’s respondeu “olá, posso te ajudar?”. O Twitter então fez um pedido de “59,6 milhões de nuggets para meus amigos”.

Em seu pronunciamento oficial, o Facebook explicou que acreditava que a causa raiz do problema tenha sido uma alteração de configuração com defeito, e que também acreditava que os dados dos usuários não tenham sido comprometidos durante o tempo de inatividade.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Facebook Blog, TweakTown
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.