Dados de 1,5 bilhão de usuários do Facebook são vendidos na dark web
Créditos: Reprodução/Facebook

Dados de 1,5 bilhão de usuários do Facebook são vendidos na dark web

Vazamento de dados não tem relação com problemas nas redes do Facebook

Hoje Mark Zuckerberg deve estar em um dia de fúria, assim como Michael Douglas no clássico filme. Depois das suas redes sociais Facebook e Instagram e aplicativo de mensagem WhatsApp estarem fora do ar desde meio-dia, agora 1,5 bilhão de dados de usuários do Facebook estão à venda em um fórum na dark web. Felizmente (ou "menos pior), as instabilidades das redes sociais e essa venda de dados não tem relação.

04/10/2021 às 16:37
Notícia

Por que o WhatsApp, o Facebook e o Instagram estão fora do ar?

Causa ainda é desconhecida, mas problemas de DNS podem ser uma das razões

De acordo com o site especializado em segurança na internet Privacy Affair, os dados aparentam ser autênticos e não estão relacionados ao vazamento de dados que aconteceu no início do ano. O "sequestro" desses dados foram feitos através de scraping, um método também conhecido como raspagem de dados. O grupo de crackers que está vendendo as informações de nome, gênero, idade, e-mail, telefone, localização e ID de usuário pode ter utilizado bots para investigar diversos perfis e capturar aquelas informações que foram deixadas como pública pelos usuários. Ou, um método mais comum é o daqueles quizes do tipo "Veja Quanto os Seus Amigos Sabem de Você" ou "Qual a inicial da pessoa com quem você vai casar".

No fórum para crackers onde foi publicado o anúncio também foi divulgado uma amostra das contas. O Privacy Affair realizou uma pesquisa com outros vazamentos e avaliou que se trata de fato de um novo banco de dados, sem relação com outros vazamentos do Facebook ou outras invasões. Se você deletou sua conta na rede social recentemente ou esse ano há a possibilidade de seus dados estarem disponíveis nesse vazamento.

04/10/2021 às 15:47
Notícia

Você poderá ouvir áudios no WhatsApp mesmo depois de fechar u...

Aplicativo também trará novo recurso de mensagens que expiram

Esses dados podem ser usados por companhias para realizar propagandas mais agressivas (no sentido de direcionamento ao cliente) e também, o mais comum, para phishing e engenharia social, como os famosos SMS falsos que alegam ser de bancos e pedem para você entrar em contato e pedem seus dados bancários.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Privacy Affairs
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.