Por que o WhatsApp, o Facebook e o Instagram estão fora do ar?

Causa ainda é desconhecida, mas problemas de DNS podem ser uma das razões

Por que o WhatsApp, o Facebook e o Instagram estão fora do ar?
Créditos: Facebook

Desde às 12h desta segunda-feira (4) todos os serviços do FacebookWhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger – estão fora do ar. Porque isso está acontecendo e quando eles vão voltar, ainda não sabemos.

Entretanto, é possível que a razão seja um problema de DNS – sigla para “Sistemas de Nomes de Domínio”. O DNS é responsável por traduzir a URL de um site para um endereço de IP correspondente – uma simples mudança nesse IP pode representar a inacessibilidade de diversos serviços.


Remoção de rota BGP: possível causa do problema

Por meio do Twitter, uma das poucas redes sociais que está funcionando no momento, Dane Knecht, executivo do Cloudflare, destacou que possivelmente as rotas BGP foram apagadas, deixando não só esses serviços, mas diversos outros fora do ar. Para se ter uma ideia, no Brasil bancos como Nubank e Bradesco também registraram inacessibilidade.

Entendendo melhor: o BGP (Border Gateway Protocol) é o protocolo de rede pelo qual o tráfego passa antes de um site ser aberto. Se ele não existe o endereço não encontra as informações para carregar a página ficando, portanto, inacessível.

Em nota o Facebook se manifestou sobre o problema, mas não mencionou a causa. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, destacou.


Quando o WhatsApp, o Instagram e o Facebook vão voltar?

Em razão disso, não há previsão de quando os serviços serão plenamente reestabelecidos. Isso pode levar mais alguns minutos ou algumas horas. Vale lembrar que a pane é global. Portanto, os serviços estão fora do ar no mundo todo, e não apenas no Brasil.

Continua após a publicidade

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, um pequeno grupo de especialistas do Facebook foi enviado para o data center da companhia, em Santa Clara, na Califórnia. O objetivo da equipe é reestabelecer manualmente os servidores da empresa, segundo um comunicado interno. Em razão da pandemia, muitos desses colaboradores estavam trabalhando em home office, a partir de outras cidades.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, nem mesmo os funcionários estão com acesso ao HQ do Facebook, uma vez que o sistema de identificação de entrada é vinculado ao próprio Facebook. Portanto, tudo está sendo feito manualmente.

O que eu posso fazer enquanto isso?

Infelizmente, não há o que fazer a não ser esperar. Esse é um problema interno do Facebook e somente eles podem resolver. Não há relação nenhuma com a sua operadora de internet, com seu smartphone ou computador.

Se você precisa de comunicar, outras alternativas são os mensageiros Telegram e Signal. Porém, devido à alta procura, também há relatos de instabilidade nesses serviços.

.....

Economize na Black Friday

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.