Windows 11: Muitos computadores de empresas não estão prontos
Créditos: Reprodução/Lansweeper

Windows 11: Muitos computadores de empresas não estão prontos

Relatório da Lansweeper é baseado em dados de cerca de 30 milhões de PCs com Windows em mais de 60.000 organizações

Quando o Windows 11 foi apresentado em junho passado, a Microsoft também confirmou novos requisitos de sistema como a necessidade do chip TPM 2.0, por exemplo. A empresa disse que os novos requisitos visam oferecer uma experiência mais segura para os usuários, mas isso também significa que muitos computadores disponíveis atualmente no mercado não poderão fazer o upgrade para o novo sistema operacional.

04/09/2021 às 12:00
Vídeo

Windows 11 chega em outubro! Veja tudo que o sistema traz de ...

Reunimos e esclarecemos o que a Microsoft promete com o seu novo sistema operacional

De acordo com os requisitos oficiais divulgados pela Microsoft, o Windows 11 requer um dos processadores 64 bits listados aqui, aqui e aqui pela empresa, 4GB de memória RAM ou mais, 64GB de espaço para armazenamento ou mais, o já mencionado chip TPM 2.0 e o suporte para Inicialização Segura (ou Secure Boot). Apenas com base nas listas de processadores suportados oficialmente, muitos PCs não poderão fazer o upgrade para o Windows 11. Embora seja possível fazer uma instalação limpa do sistema operacional neste caso, a Microsoft não garante que estes computadores receberão importantes atualizações de segurança e qualidade. É possível verificar a compatibilidade de PCs com o Windows 11 usando a ferramenta Verificação de integridade do PC (PC Health Check na versão em inglês), como mostrado neste post.

No caso de PCs usados em ambientes corporativos a situação é ainda mais complicada. De acordo com o relatório Windows 11 Readiness Audit publicado pela empresa Lansweeper com base em dados de cerca de 30 milhões de PCs com Windows em mais de 60.000 organizações, apenas 44,4% das estações de trabalho utilizadas estão prontas para o upgrade para o Windows 11. 

Mais especificamente, a empresa diz que apenas 44,4% dos processadores para estações de trabalho atendem aos requisitos de sistema para o Windows 11 divulgados pela Microsoft, enquanto 55,6% deles não atendem aos requisitos. Além disso, embora a maioria dos PCs analisados (91%) atenda aos requisitos de memória RAM, apenas a metade atende aos requisitos relacionados ao chip TPM. Pouco mais de 19% deles não trazem o TPM 2.0, enquanto 28% não são compatíveis ou não possuem o chip habilitado.

Windows 11: Muitos computadores de empresas não estão prontos
Reprodução/Lansweeper

Com base especificamente na exigência do chip TPM 2.0, 54,53% das estações de trabalho físicas analisadas atendem aos requisitos. No caso das estações de trabalho virtualizadas, apenas 0,23% possuem o TPM 2.0 habilitado – o que não é necessariamente uma surpresa. Soluções de virtualização como o Hyper-V e o VMware Workstation Pro possuem a opção para habilitar o vTPM 2.0, o que será necessário se quiserem atualizar as máquinas virtuais para o Windows 11.

No caso dos servidores a situação é particularmente ruim: 94,35% dos servidores físicos não atendem à exigência do TPM 2.0 e este número sobe para 99,92% para os servidores virtualizados. 

Continua após a publicidade

Windows 11: Muitos computadores de empresas não estão prontos
Reprodução/Lansweeper

Como o Windows 10 continuará sendo suportado até outubro de 2025, as empresas ainda terão um bom tempo para adequar seus sistemas em preparação para a migração para o Windows 11. Elas também terão que considerar os custos necessários para aquisição de hardware, como processadores, suportado oficialmente pelo novo sistema operacional.

Outro relatório publicado recentemente pela empresa Savings com base em uma pesquisa feita com 1.042 pessoas no último dia 17 de setembro mostra que cerca de 62% dos usuários de PCs com Windows nos Estados Unidos desconhecem a existência do Windows 11. Entre os 38% restantes que sabem sobre o novo sistema operacional da Microsoft, 45% não tem certeza se farão ou não o upgrade. Saiba mais aqui.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Neowin.net, Gizmochina Fonte: Lansweeper
User img

Fabio Rosolen

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.