USB-IF vai padronizar as marcas de USB-C para acabar com confusão
Créditos: Jeroen den Otter no Unsplash

USB-IF vai padronizar as marcas de USB-C para acabar com confusão

Comprar o cabo certo pode ser um problema para alguns usuários

No começo desta semana a USB Implementers Forum (USB-IF) anunciou a nova atualização para o USB Tipo-C 2.1 chamado de Extended Power Range (EPR), com isso adicionando mais um tipo de nomenclatura para a lista de versões USB-C existentes. Para finalmente padronizar essas e acabar com a possível confusão para os usuários, a organização anunciou uma marca que irá ajudar os interessados em comprar novos cabos futuramente.

30/09/2021 às 13:45
Notícia

BlueStacks X: nova versão do emulador de Android para PC agor...

Plataforma já tem suporte para Windows 11 e pode ser adicionado no Discord

Atualmente saber quais os modelos que seguem os padrões USB4, USB Type-C e USB Power Delivery são bastante complicados, a adição de mais uma variante vai dificultar ainda mais isso, principalmente com os modelos possuindo o mesmo visual do conector. Essa nova padronização foi anunciada hoje e terá um foco em exibir melhor “os recursos de energia do cabo em watts, indicando claramente o suporte para 60W ou 240W conforme definido pela Especificação USB Power Delivery 3.1.”

A forma encontrada pelo USB-IF de ajudar os usuários é criando novas logos que visualmente falam as especificações de cada cabo USB-C:


Créditos: Reprodução / 9to5mac

Mas não adianta nada a criação dessas novas logos e padronizações se os usuários não comprarem seus cabos de fontes confiáveis, por isso a melhor forma de manter uma segurança na hora de conectar seus dispositivos no USB-C é “comprar produtos certificados de fontes confiáveis que exibam logotipos certificados USB-IF na embalagem, nas descrições do produto ou no próprio dispositivo, carregador e cabo”. Esse aviso fica ainda mais importante com a implementação do novo USB Tipo-C 2.1, que é capaz de atingir uma potência de até 240W.

Usar cabos falsos ou não confiáveis com essa atualização pode causar diversos problemas tanto para os aparelhos como para o próprio USB-C, podendo causar diversos tipos de problemas mais graves.

Continua após a publicidade

30/09/2021 às 14:31
Notícia

Smartphone modular Fairphone 4 é anunciado: 5 anos de garanti...

Marca inova trazendo aparelhos que podem ser facilmente desmontados e consertados. Nova geração utili...

Como é de se esperar, a USB-IF garantiu que essas novas logos estão sendo usadas apenas para padronizar os futuros cabos, não afetando em nada os que já foram lançados e comprados atualmente. Isso significa que a compatibilidade de entradas USB-C de cabos atuais continua funcionando normalmente futuramente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: 9to5mac, USB-IF
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.