Lucy no céu de... Júpiter? Nasa lançará missão para estudar asteroides em Júpiter

Sonda Lucy investigará possíveis "fósseis" do sistema solar

Lucy no céu de... Júpiter? Nasa lançará missão para estudar asteroides em Júpiter
Créditos: Reprodução/Nasa

O fim de ano será animado para os fãs de astronomia (e de cinema). Além da próxima expedição da Estação Espacial Internacional, que levará o diretor de cinema Klim Shipenko e Yulia Peresild, no dia de 5 de outubro, para realizar as primeira filmagens de um longa metragem no espaço, a Nasa lançará no dia 16 de outubro a missão Discovery 13. Nesta missão, a sonda Lucy investigará os Asteroides Troianos, considerados "fósseis" da formação do sistema solar.

23/08/2021 às 12:33
Notícia

NASA divulga imagens panorâmicas de Marte

Imagens foram feitas por Curiosity Rover, que está há nove anos no Planeta Vermelho

Os Asteroides Troianos são formados por dois grupos de asteroides que compartilham a mesma órbita que Júpiter, o gigante planeta gasoso do nosso sistema planetário. Um grupo fica à frente do planeta na translação (movimento ao redor do sol, como um abre-alas espacial, o outro segue o "rastro" de Júpiter. Durante toda a sua missão, Lucy investigará seis Asteroides Troianos: Eurabytes, Queta, Polymele, Leucus, Orus, Patroculus. Queta, a única a não ser batizada com um nome inspirado em Ilíada, é na verdade um satélite de Eurabytes. Seu nome vem da corredora mexicana Norma Enriqueta. Lucy também estudará o asteroide Donaldjohnson no meio do caminho. Este asteroide recebe o nome de um dos pesquisadores da equipe que encontrou o famoso fóssil de Australopithecus que inspira o nome da sonda.


Fonte: Divulgação/Nasa

Ainda no assunto fósseis, os Asteroides Troianos são considerados fósseis planetários. Os cientistas acreditam que eles são formados do mesmo material que criou os planetas localizados na parte externa do cinturão de asteroides. A pesquisa de Lucy durará 12 anos e ela ainda carrega uma placa de ouro, servindo de cápsula do tempo, com mensagens para caso ela seja encontrada no futuro por descendentes da nossa espécie. Ou quem sabe de outra. Lucy, assim como a sua homônima, também servirá de fóssil para a história.

20/08/2021 às 17:50
Notícia

Lua Azul Sazonal acontece neste domingo (22); entenda o fenômeno

Apesar do nome dado ao evento, não haverá alteração na cor natural do satélite

Algumas curiosidades sobre a missão. A sonda baterá o recorde de "visitas" em órbitas independentes de uma missão da Nasa. E ela percorrerá 6,3 bilhões de km em 12 anos. Lucy levará sim um diamante para os céus. Um de seus instrumentos, um espectrômetro possui um diamante no divisor de luz. Um belo momento da vida imitando a arte. Mesmo em uma missão tão distante de nós, Lucy realizará diversas visitas para pegar um impulso gravitacional na Terra (confira a primeira imagem da galeria). Após encerrar a missão, ela manterá a sua órbita por milhões de anos.

.....

Economize na Black Friday

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.