Smartphone modular Fairphone 4 é anunciado: 5 anos de garantia e atualização até o Android 15
Créditos: Divulgação/Fairphone

Smartphone modular Fairphone 4 é anunciado: 5 anos de garantia e atualização até o Android 15

Marca inova trazendo aparelhos que podem ser facilmente desmontados e consertados. Nova geração utiliza SoC Qualcomm Snapdragon 750G

30/09/2021 às 11:20
Notícia

Smartphone POCO C31 é oficial: bateria de 5.000 mAh e preço a...

Aparelho baratinho virá com Android 10 e porá ser comprado em até três cores

Famosa por seus smartphones altamente sustentáveis, a marca europeia Fairphone anunciou nesta quinta-feira (30) a sua nova geração de dispositivos: Fairphone 4. 

Já disponível em pré-venda, o aparelho traz atualizações importantes de tecnologia e de hardware, tais como conexão 5G, até 256 GB de armazenamento e chipset Qualcomm Snapdragon 750G. 

Mas antes de falarmos das especificações, o principal destaque do Fairphone 4 é a sua sustentabilidade e altíssima reparabilidade, mesmo o aparelho vindo de fábrica com uma longa garantia de 5 anos. 

Aliás, a empresa se compromete a entregar atualizações de software até o fim de 2025, mas já indicou que deseja estender isso até 2027. Isso garantiria atualizações até a versão 15 do sistema operacional Android, da Google. 

Construção completamente modular

O smartphone é construído de forma modular, o que significa que os compradores podem abrir e substituir facilmente qualquer um de seus componentes, caso apresentem algum tipo de defeito. 

Isso inclui o conjunto de câmeras, a tela, bateria, portas de conexão tipo USB-C e muitas outras partes do Fairphone 4. 

Continua após a publicidade

Fairphone 4 desmontado

A Fairphone destaca que basta um conjunto de chaves para abrir o aparelho, uma vez que eles não utilizam nenhum tipo de cola ou outro processo para selar os componentes. Foi justamente isso que fez com que o aparelho ganhasse nota 10 no índice de consertos do site iFixit. Já pelo índice francês de reparabilidade, a nota atribuída foi 9,3. 

A título de comparação, aparelhos como o Samsung Galaxy Z Fold receberam uma nota 2 de reparabilidade do iFixit, justamente pela altíssima complexidade de materiais e sistemas envolvidos. Para o Galaxy Z Fold 3, o site apenas destacou que esses aparelhos não foram projetados para serem consertados. 

A Fairphone também utiliza fontes certificadas para a compra de reciclados, prometendo que todo o processo de fabricação é neutro do ponto de vista de materiais eletrônicos descartados. 

Fairphone 4

Especificações de hardware competentes

O Fairphone 4 vem equipado com chipset Qualcomm Snapdragon 750G (SM7225) octa-core e tela IPS de 6.3 polegadas com resolução Full HD+ (1080 x 2340 pixels). O smartphone utiliza vidro frontal Corning Gorilla Glass 5 para proteção contra riscos e impactos. 

Em termos de câmera, o aparelho possui um sensor frontal para selfies de 25 MP e duas câmeras traseiras de 48 MP, para fotos normais ou ultrawide. 

A bateria tem capacidade de 3.905mAh, que segundo a Fairphone são suficientes para aguentar até 200 horas em stand-by ou 13 horas em chamadas telefônicas. O smartphone atinge 50% da carga em apenas 30 minutos quando utilizado um carregador de 20W. 

Vale destacar que o cabo USB, o carregador Dual-port de 30W e o adaptador de USB-C para jack p2 de fone de ouvido serão vendidos separadamente. 

O Fairphone será vendido em duas configurações diferentes: 6GB de RAM + 128 GB de armazenamento ou 8GB de RAM + 256 GB de armazenamento. O corpo do aparelho ainda tem certificação IP54. Confira as especificações completas abaixo:

Continua após a publicidade

Fairphone 4

Ficha técnica: Fairphone 4

  • Tela: 6.3 polegadas IPS Full HD+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 750G (SM7225)
  • GPU: Adreno 619
  • Memória RAM: 6GB ou 8GB
  • Armazenamento: 128GB ou 256GB
  • Bateria: 3.905mAh Li-ion
  • Câmera frontal: 25 MP 
  • Câmera traseira: Dual 48 MP (F 1.6 e F2.2 ultrawide)
  • Conectividade: 5G, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.1, GNSS standards (GPS, Glonass, Galileo, Beidou), A-GPS
  • Extras: Dual-SIM, Sensor de digitais, USB-C e Certificação IP54

Hardware: Fairphone 4

Lançamento e disponibilidade

O Fairphone 4 já está disponível em pré-venda no site da fabricante. O modelo de 128 GB custa a partir de 579 Euros. Já a versão com 256 GB e 8 GB de RAM custa 649 Euros (4.100 reais, sem considerarmos os impostos) e é vendida também na cor Speckled Green. O cabo USB-C é vendido separadamente ao preço de quase 35 Euros (221 reais, aproximadamente). 

Os primeiros lotes do Fairphone 4 começarão a ser enviados a partir do dia 01 de novembro de 2021. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Fairphone
User img

Igor Pankiewicz

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.