Nova IA do Google vai aperfeiçoar buscas com melhor entendimento de contexto
Créditos: Nathana Rebouças no Unsplash

Nova IA do Google vai aperfeiçoar buscas com melhor entendimento de contexto

Empresa vai aprimorar o seu mecanismo de busca

Ontem a Google anunciou algumas novidades que em breve irão chegar para os usuários, uma dessas novidades é um novo modelo de IA para busca multimodal chamado MUM (Multitask Unified Model). Esse novo recurso apresentado pela empresa promete melhorar o sistema de contexto dos produtos da empresa, principalmente para o mecanismo de busca do Google.

30/09/2021 às 10:10
Notícia

Google Maps fica mais completo informando mudanças climáticas...

Aplicativo também está recebendo novidade que ajuda a criar endereços em países subdesenvolvidos

Atualmente a empresa já traz pequenos contextos para as pesquisas mostrando informações como trechos da Wikipédia, algumas informações pesquisadas, mas ela quer aprimorar ainda mais isso. Agora a Google quer que as pesquisas compreendam o que o usuário pode querer, obtendo resultados melhores com base no contexto da frase que o usuário usou na hora de pesquisar.

Um exemplo do funcionamento desse recurso apresentado pela Google é uma pesquisa de “pintura acrílica”, que o sistema automaticamente resultados como “como começar com pintura acrílica” e “quais utensílios domésticos usar”. É esse tipo de resposta mais direta que a empresa aposta como uma novidade que ajuda os usuários a terem melhores respostas, entendendo o contexto que ele pode estar querendo com a frase pesquisada.

Créditos: Divulgação Google

A gigante da tecnologia ainda avisa que essa novidade não irá funcionar sempre, quando o usuário procurar alguns termos sensíveis esse recurso de contexto não irá funcionar. Entretanto, a empresa não anunciou exemplos e nem detalhou muito quais serão esses termos sensíveis.

Essa novidade ainda ajudará a plataforma a ampliar e reduzir os resultados de pesquisas do usuário, refinando ainda mais os resultados de pesquisas nos próximos meses. Um exemplo desse refinamento mostrado pela empresa é se o usuário pesquisar por ideias de pintura, com isso o Google irá mostrar uma página apenas com resultados visuais para dar inspiração.

Continua após a publicidade

O aprimoramento de contexto também deve ajudar o sistema da empresa a entender melhor fotografias, com a pesquisa visual recebendo a opção pesquisar um padrão em uma meia ou camiseta. Isso fará que o mecanismo de busca elementos específicos em uma imagem, entendendo melhor o contexto onde as coisas estão inseridas.

O Multitask Unified Model também ajudará a Google a extrair tópicos em vídeos mesmo com eles não estando apontados no título ou comentários, isso pode ser bastante útil se for implementado no Youtube

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The NextWeb, Google
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.