Extensões antigas do Google Chrome deixarão de funcionar em 2023
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Extensões antigas do Google Chrome deixarão de funcionar em 2023

Novas extensões para o navegador agora deverão ser baseadas no Manifest V3

Quando o Google Chrome 88 foi lançado no início deste ano, a Google anunciou a nova versão do seu Manifest para o desenvolvimento de extensões para o navegador, o Manifest V3. Por ser mais seguro e por oferecer melhor desempenho e privacidade, a empresa recomenda que os desenvolvedores atualizem suas extensões baseadas no Manifest V2 para o Manifest V3 o quanto antes, já que as extensões baseadas na versão antiga deixarão de funcionar a partir do início de 2023

Google Chrome passará a oferecer acesso
rápido a arquivos no Google Drive

A Google confirmou em seu blog para desenvolvedores que a partir de 17 de janeiro de 2022, a Chrome Web Store deixará de aceitar novas extensões para o Google Chrome baseadas no Manifest V2. Os desenvolvedores ainda poderão disponibilizar atualizações para as extensões baseadas nele, mas a recomendação é que eles deixem de usar esta versão em favor da V3.

Já a partir do mês de janeiro de 2023 o navegador Google Chrome deixará de suportar completamente as extensões baseadas no Manifest V2 e com isso elas não poderão mais ser utilizadas no navegador. Os desenvolvedores também não poderão mais disponibilizar atualizações para extensões existentes baseadas no Manifest V2.

Extensões antigas do Google Chrome deixarão de funcionar em 2023
Extensões antigas do Google Chrome deixarão de funcionar em 2023
(Reprodução/Fabio Rosolen)

Com janeiro de 2022 se aproximando, a Google disponibilizou mais informações para os desenvolvedores planejando migrar do Manifest V2 para o Manifest V3 em developer.chrome.com/extensions/mv3. Desenvolvedores interessados em enviar feedback sobre o Manifest V3 ou precisando de ajuda na migração do V2 para o V3 pode acessar o grupo chromium-extensions no Google Group.

Embora as melhorias no desempenho e privacidade do Manifest V3 sejam bem-vindas, a nova versão do Manifest também foi alvo de críticas porque a nova API NetRequest poderia dificultar o funcionamento de bloqueadores de anúncios (os populares adblockers). A empresa chegou a implementar melhorias no Manifest V3 com base no feedback dos desenvolvedores depois das críticas, mas teremos que esperar para ver se os bloqueadores de anúncios serão mesmo prejudicados com a mudança. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Google, Canaltech
User img

Fabio Rosolen

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.