Companhia aérea Gol compra 250 "carros voadores" para futura frota de táxi aéreo

Empresa conta com parceria do Grupo Comporte para aquisição das aeronaves

Companhia aérea Gol compra 250 "carros voadores" para futura frota de táxi aéreo
Créditos: Divulgação

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes anunciou o acordo para adquirir 250 "carros voadores" elétricos até meados de 2025. O objetivo da empresa é entrar no mercado de táxis aéreos. Para a compra, a empresa terá apoio financeiro do Grupo Comporte.

29/09/2021 às 16:21
Notícia

EXCLUSIVO: Drones de alta qualidade Autel Robotics agora no B...

Linha top EVO II é a primeira a chegar em três versões, EVO II, EVO II Pro e EVO II Dual 640T

"O Grupo Comporte está provendo os recursos requeridos para investimento nesse projeto, que utilizará a expertise em aviação da GOL para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves VA-X4 eVTOL", conforme o comunicado, citando o modelo criado pela empresa britânica Vertical Aerospace.

O modelo é o VA-X4 eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) da fabricante britânica Vertical Aeroespace. Esta aeronave é elétrica e ainda produz cem vezes menos ruído que um helicóptero comum. Ele pode voar por até 160 km e tem uma velocidade máxima é de 320 km/h. O veículo é composto por quatro lugares para passageiros.

Apesar do alto investimento, o projeto ainda depende de regulamentação. Será necessária uma certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar essa aeronave com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais. 

"A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a Companhia iniciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025", concluiu o comunicado.

Como funciona o carro voador

Além da Gol, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A também tem acordo para receber carros voadores em 2025. Além disso, a fabricante de aeronaves Embraer promete entregar sua versão de carro voador para clientes a partir de 2026.

17/09/2021 às 16:15
Notícia

Aeronave totalmente elétrica da Rolls-Royce faz o seu voo ina...

Fabricante promete que o modelo possui a “bateria com maior densidade de energia já construída para u...

A vantagem da aeronave não irá rodar em vias com outros carros, mas vai funcionar como um táxi aéreo de menor custo. Será possível, por exemplo, ir de São Paulo a Campinas em apenas 16 minutos a bordo de um eVTOL. São 450 kg de capacidade útil, 15 metros de envergadura e 13 metros de comprimento, sendo possível pouso e decolagem a partir de helipontos. Isso será fundamental para poder diminuir o trânsito caótico de grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

Continua após a publicidade

A Anac afirmou que terá novidades sobre a certificação das aeronaves quando receber os primeiros pedidos para operação no Brasil.

"A Anac tem acompanhado o debate nacional e internacional de como essa nova tecnologia tem sido empregada no setor. No entanto, até o presente momento, a Agência não recebeu nenhuma solicitação formal para a operação dessas aeronaves no mercado brasileiro", afirmou a agência ao g1.

Fonte: UOL, g1

.....

Economize na Black Friday

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.