Companhia aérea Gol compra 250 "carros voadores" para futura frota de táxi aéreo
Créditos: Divulgação

Companhia aérea Gol compra 250 "carros voadores" para futura frota de táxi aéreo

Empresa conta com parceria do Grupo Comporte para aquisição das aeronaves

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes anunciou o acordo para adquirir 250 "carros voadores" elétricos até meados de 2025. O objetivo da empresa é entrar no mercado de táxis aéreos. Para a compra, a empresa terá apoio financeiro do Grupo Comporte.

29/09/2021 às 16:21
Notícia

EXCLUSIVO: Drones de alta qualidade Autel Robotics agora no B...

Linha top EVO II é a primeira a chegar em três versões, EVO II, EVO II Pro e EVO II Dual 640T

"O Grupo Comporte está provendo os recursos requeridos para investimento nesse projeto, que utilizará a expertise em aviação da GOL para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves VA-X4 eVTOL", conforme o comunicado, citando o modelo criado pela empresa britânica Vertical Aerospace.

O modelo é o VA-X4 eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) da fabricante britânica Vertical Aeroespace. Esta aeronave é elétrica e ainda produz cem vezes menos ruído que um helicóptero comum. Ele pode voar por até 160 km e tem uma velocidade máxima é de 320 km/h. O veículo é composto por quatro lugares para passageiros.

Apesar do alto investimento, o projeto ainda depende de regulamentação. Será necessária uma certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar essa aeronave com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais. 

"A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a Companhia iniciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025", concluiu o comunicado.

Como funciona o carro voador

Além da Gol, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A também tem acordo para receber carros voadores em 2025. Além disso, a fabricante de aeronaves Embraer promete entregar sua versão de carro voador para clientes a partir de 2026.

17/09/2021 às 16:15
Notícia

Aeronave totalmente elétrica da Rolls-Royce faz o seu voo ina...

Fabricante promete que o modelo possui a “bateria com maior densidade de energia já construída para u...

Continua após a publicidade

A vantagem da aeronave não irá rodar em vias com outros carros, mas vai funcionar como um táxi aéreo de menor custo. Será possível, por exemplo, ir de São Paulo a Campinas em apenas 16 minutos a bordo de um eVTOL. São 450 kg de capacidade útil, 15 metros de envergadura e 13 metros de comprimento, sendo possível pouso e decolagem a partir de helipontos. Isso será fundamental para poder diminuir o trânsito caótico de grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

A Anac afirmou que terá novidades sobre a certificação das aeronaves quando receber os primeiros pedidos para operação no Brasil.

"A Anac tem acompanhado o debate nacional e internacional de como essa nova tecnologia tem sido empregada no setor. No entanto, até o presente momento, a Agência não recebeu nenhuma solicitação formal para a operação dessas aeronaves no mercado brasileiro", afirmou a agência ao g1.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: UOL, g1
User img

Cristino Melo

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.