Facebook está fazendo o maior cabo submarino do mundo que atenderá 3 bilhões de pessoas
Créditos: Divulgação Facebook

Facebook está fazendo o maior cabo submarino do mundo que atenderá 3 bilhões de pessoas

Cabo ‘2Africa’ está sendo financiado por diversas empresas e ligará 3 continentes

O ‘2Africa Pearls’ é o novo cabo submarino financiado pelo Facebook e várias empresas de telecomunicações que deve cobrir todo o litoral da África, se tornando o maior do mundo e atendendo até 3 bilhões de pessoas. Esse projeto busca levar internet para diversas regiões do continente africano e vai se conectar com mais dois continentes, a Europa e Ásia.

29/09/2021 às 10:01
Notícia

Projeto de fábrica da Samsung de R$90 bilhões está quase pronto

Instalações serão responsáveis por aumentar a produção de chips de 5 nm

Quando as empresas envolvidas no projeto anunciaram pela primeira vez esse cabo, afirmaram que eles iriam instalar 37.000 km de cabos no fundo do oceano, mas o projeto vem sendo expandido e aumentando cada vez mais esse tamanho. No mês passado foi anunciado que o alcance desses cabos serão levados para mais quatro filiais, sendo elas em Seychelles, Ilhas Comores, Angola e parte sudeste da Nigéria, aumentando o comprimento total do cabo para mais de 45.000 km.

O principal do ‘2Africaé expandir a oferta de internet na África, que é considerado atualmente o continente menos conectado. Inicialmente o plano do consórcio de empresas era fazer essa rede focada apenas no continente africano, mas ele também foi expandido para a região ‘Pearls’, que em uma parte da Ásia.


Créditos: Divulgação / Facebook

Com isso o projeto aumentou e atualmente o planejamento conta com alguns pontos de conexão fora da África, sendo eles na Índia (Mumbai), Paquistão (Karachi), Omã (Salalah e Barakah), Emirados Árabes Unidos (Kalba e Abu Dhabi), Qatar (Doha), Bahrain (Manamah), Iraque (AlFaw), Kuwait (Kuwait) e na Arábia Saudita (Khobar).

No começo era esperado que essa nova rede de cabos atendesse até 1,2 bilhão de pessoas, mas com essa adição de uma nova área esse número aumentou mais do que o dobro. Como apontado pelo vice-presidente de infraestrutura de rede do Facebook, Kevin Salvadori, atualmente é previsto que esses novos cabos levem internet para um total de 3 bilhões de pessoas.

"Os últimos 18 meses destacaram a importância da conectividade, já que bilhões de pessoas em todo o mundo dependem da Internet para trabalhar, frequentar a escola e se manter conectadas às pessoas de quem gostam. Continuamos a investir em cabos submarinos na África e além, como comunidades e empresas prosperam quando há uma Internet amplamente acessível. "
- Reforçou Kevin Salvador na nota oficial do Facebook.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Facebook, Engadget
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.