Veja cidades mais conectadas do Brasil, com São Paulo e Florianópolis no topo
Créditos: Denys Nevozhai/Unsplash

Veja cidades mais conectadas do Brasil, com São Paulo e Florianópolis no topo

Lista também conta com surpresas como São Caetano do Sul, Campinas e Niterói

Um estudo realizado mostra as cidades mais conectadas do Brasil. De acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2021, São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, permaneceu em primeiro colocado. Em segundo lugar, aparece Florianópolis e completando o pódio aparece Curitiba.

Esses dados mostram o conceito de "smart cities", que significa cidade inteligente. Cada vez mais comum no Brasil, esse conceito é adotado quando um município utiliza tecnologia para conectar os espaços, com o intuito de otimizar o que acontece em todos os cantos da cidade, além de melhorar a conectividade das pessoas e otimizar e agregar os serviços do cotidiano.

A capital paulista lidera o ranque com a nota 37,584. Já os catarinenses estão com 37,385 e Curitiba com dez centésimos a menos. Confira os dez primeiros colocados:

A pesquisa também engloba eixos em diversas áreas. São elas: economia, educação, empreendedorismo, governança, meio ambiente, mobilidade, saúde, segurança, tecnologia e inovação, urbanismo. Surpreendentemente, São Paulo lidera apenas em uma: mobilidade. Surpresas positivas são Barueri liderando o eixo economia, Vitória-ES no eixo educação e Niterói-RJ no eixo governança.

O que são Smart Cities?

As cidades inteligentes são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.  Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade.

Apesar de ser recente, o conceito já se consolidou como assunto fundamental na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado global de soluções tecnológicas. Atualmente, cidades de países emergentes estão investindo bilhões de dólares em produtos e serviços inteligentes para sustentar o crescimento econômico e as demandas materiais da nova classe média.

Ao mesmo tempo, países desenvolvidos precisam aprimorar a infraestrutura urbana existente para permanecer competitivos. Na busca por soluções para esse desafio, mais da metade das cidades europeias acima de 100.000 habitantes já possuem ou estão implementando iniciativas para se tornarem de fato Smart Cities.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Ranking Connected Smart Cities 2021 Fonte: FGV
User img

Cristino Melo

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.