Volvo revela protótipo de caminhão autônomo para viagens longas
Créditos: Divulgação Aurora

Volvo revela protótipo de caminhão autônomo para viagens longas

Veículos da empresa já vem sendo testados em rotas curtas na Suécia e Noruega

A Volvo vem trabalhando com a empresa de tecnologia Aurora no desenvolvimento de um caminhão semi-autônomo para andarem pelas estradas da América do Norte, agora as empresas finalmente revelaram o protótipo do novo veículo. O novo modelo vem com um motor feito pela Aurora e está sendo chamado apenas de Volvo VNL, que agora vai atrás de ser regulamentado para o uso normal em estradas.

28/09/2021 às 13:00
Notícia

Truva: conheça o carro elétrico alemão de 1400 cv que vale R$...

Veículo virá com três motores para as quatro rodas e deve ser lançado em 2023

Diferente de outras opções sendo testadas, inclusive por ambas as empresas, esse protótipo se destaca por ser construído para fazer viagens de longo percurso na América do Norte. Apesar de ser um caminhão visualmente bastante comum, o VNL vem equipado com diversos tipos de sensores que ficam detectando o tempo todo o ambiente envolta dele, com isso podendo andar de forma autônoma através do software Aurora Driver.

A Volvo não chegou a dar muitas especificações sobre o novo modelo da série Volvo VNL, afirmando apenas que ele vem com diversos recursos de segurança melhorados, como o Volvo Dynamic Steering e uma transmissão automatizada para criar um sistema contra falhas. Esses recursos devem ser o suficiente para garantir uma direção autônoma sem muitos problemas, além disso, ambas as empresas esperam conseguir atingir um nível 4 de autonomia, ou até mesmo uma direção totalmente livre de pessoas em algumas situações.

Atualmente ambas as empresas já vem testando soluções de caminhões autônomos na Suécia e Noruega, mas esses modelos são limitados a fazerem apenas algumas rotas curtas. Por isso o lançamento do novo VNL é tão importante para a fabricante de caminhões, porque um modelo construído para lidar com longos caminhos e condições variadas é uma porta de entrada para o lucrativo mercado de caminhões da América do Norte.

Mas o anúncio desse novo caminhão ainda é apenas um passo para a empresa conseguir vender ele para os interessados, isso porque a fabricante ainda terá que esperar regulamentações que permitam o trânsito de caminhões autônomos. Poucos estados nos Estados Unidos permitem o tráfego desses veículos, com os que permitem apenas a realização de testes.

24/09/2021 às 19:23
Notícia

Postar infrações de trânsito nas redes sociais poderá gerar m...

Projeto de lei já tramita na Câmara dos Deputas e em regime de urgência

Continua após a publicidade

Por causa disso a Volvo ainda terá um longo caminho para percorrer até conseguir tornar seu caminhão autônomo em um produto de verdade, por isso a montadora não disse quando espera que o Volvo VNL chegue às ruas, nem quando pretende começar a produção em massa dele.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Volvo, Aurora, Engadget
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.