Anatel lançará sistema contra produtos piratas na internet antes da Black Friday
Créditos: Simon Reza via Pexels

Anatel lançará sistema contra produtos piratas na internet antes da Black Friday

Entidade quer acabar com smartphones sem homologação nos grandes marketplaces

Imagine um mundo onde você não precisa se preocupar se o produto que você está comprando tem procedências legais ou não. É o que a Anatel quer instaurar antes mesmo da Black Friday deste ano, a entidade quer que as grandes lojas comecem a fechar o cerco para produtos não homologados pela Anatel

24/09/2021 às 16:47
Notícia

Anatel aprova edital do 5G e marca leilão das bandas para 4 d...

Huawei será impedida de participar da criação de rede privativa para o governo

Essa informação foi obtida via reportagem do O Globo, onde Wilson Diniz Wellisch, o superintendente de fiscalização da agência, relatou importantes pontos na luta contra a pirataria de produtos junto dos orgãos de defesa do consumidor.

O próprio O Globo relata que é estimado que 4,5 milhões de celulares piratas sejam comercializados em nosso país pela internet em 2021, para a Anatel, qualquer aparelho que tenha chegado ao nosso país sem passar pelo orgão regulamentador é considerado um aparelho pirata, pois não oferece garantias ao consumidor, desde seu funcionamento até mesmo a segurança do usuário.

A proposta para lutar contra a venda de smartphones piratas nas lojas online é a implementação de uma ferramenta onde será necessário que os vendedores informem para a empresa responsável pelo martketplace o código de homologação do produto que deseja vender, estando de acordo o smartphone poderá ser disponibilizado a venda aos clientes do marketplace, caso contrário, o produto nem entrará no catálogo.

27/09/2021 às 16:30
Notícia

Procon-SP pede explicações à Apple e Samsung por venda de cel...

O órgão estuda ação coletiva contra o lançamento de novos aparelhos sem o carregador na caixa

Continua após a publicidade

Wellisch acredita que essa nova implementação possa ser uma virada de jogo no mercado nacional a favor da Anatel, pois com os grandes sites varejistas trabalhando em conjunto da entidade, será mais difícil para que os vendedores de smartphones sem homologação vendam seus produtos pela internet.

Há inclusive um termo sendo elaborado pelo Procon-SP em cooperação com a Polícia Civil para que as empresas garantam reembolso total aos consumidores que adquirirem um produto pirata em suas lojas, mas o próprio orgão alerta que o cliente deve ficar atento ao realizar uma compra na internet e averiguar antes de finalizar o pedido se aquele aparelho é homologado pela Anatel.

Nos resta agora aguardar para ver se isso realmente dará certo na prática ou se será apenas uma tentativa que não deu certo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: oglobo
User img

Juliano Aires

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.