Novo recurso de acessibilidade permitirá controlar o Android com os olhos
Créditos: Denny Müller no Unsplash

Novo recurso de acessibilidade permitirá controlar o Android com os olhos

Google também anunciou atualizações para os aplicativos Lookout e Action Blocks

A Google vem se esforçando para melhorar os recursos de acessibilidade presentes no Android, agora ela anunciou que está trabalhando para facilitar ainda mais a utilização do sistema. Através do novo recurso chamado de ‘Interruptores de Câmera’, a desenvolvedora criou um modo de navegar e controlar totalmente o sistema apenas através de gestos com os olhos.

27/09/2021 às 17:18
Notícia

Nos cinemas: todos os lançamentos de outubro de 2021

No total, pelo menos 29 filmes estão previstos para estrear ao longo dos próximos 30 dias; veja a lis...

Essa nova ferramenta detecta o movimento dos olhos e gestos faciais dos usuários para pode servir como comandos no sistema operacional, facilitando bastante para quem não consegue manusear o smartphone, ou usar os comandos via “Ok, Google”. A empresa que essa novidade novidade esta sendo lançada com suporte para 80 idiomas, incluindo o português, e pode ser acessado através das opções de acessibilidade do Android.

"Em 2015, lançamos o acesso com interruptor para Android, para as pessoas que não conseguem interagir diretamente com o dispositivo poderem navegar com mais facilidade, usando botões adaptáveis chamados interruptores físicos, como teclados e computadores. No entanto, com o novo recurso de acesso anunciado hoje, a câmera de cada celular Android pode ser transformada em um botão personalizado que detecta gestos faciais e movimentação dos olhos, permitindo que qualquer pessoa utilize o dispositivo sem o uso das mãos ou voz.”
- Afirma Allen Nikka, Gerente de Produto do time de Acessibilidade do Google.


Créditos: Divulgação Google

A novidade também pode ser usada para atribuir “atalhos” para certos comandos, os usuários podem configurar alguns gestos para abrir as notificações, ou voltar a tela inicial. Junto com esses recursos através da câmera, é possível configurar os ‘interruptores de câmera’ para serem usados através de interruptores físicos.

Outro anúncio apresentado pela Google foi o suporte a português do Action Blocks, que ajuda pessoas com deficiências intelectuais a conseguirem realizar tarefas simples mais facilmente, como desbloquear um smartphone ou realizar ligações.

27/09/2021 às 16:30
Notícia

Procon-SP pede explicações à Apple e Samsung por venda de cel...

O órgão estuda ação coletiva contra o lançamento de novos aparelhos sem o carregador na caixa

Continua após a publicidade

A empresa também aproveitou sua nova publicação oficial para destacar os avanços realizados no Lookout, aplicativo que ajuda a tornar o mundo físico mais acessível para pessoas com deficiências visuais. O recurso usa visão computacional para ler o mundo ao redor do usuário para anunciar em voz alta um objeto ou texto para o usuário, no ano passado a empresa adicionou um recurso onde essa tecnologia é capaz de ler textos escritos à mão.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Google
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.