Especificações técnicas da USB Tipo-C 2.1 revelam capacidade de até 240W
Créditos: Mika Baumeister no Unsplash

Especificações técnicas da USB Tipo-C 2.1 revelam capacidade de até 240W

Novo padrão poderá realizar uma comutação de 48V a 5A

Em maio soubemos que o USB Implementers Forum (USB-IF) estava próxima de revelar a nova atualização para o padrão USB Tipo-C para a versão 2.1, que iria dobrar a velocidade de transmissão de energia possível com esse tipo de entrada. Agora a nova revisão do USB Tipo-C 2.1 foi publicada e promete uma potência de até 240W, sendo o suficiente para alimentar diversos aparelhos, até mesmo notebooks gamers.

27/09/2021 às 11:48
Notícia

Netflix: todos os lançamentos de outubro de 2021

Veja a lista completa de filmes, séries, documentários, produções infantis e animes que desembarcam n...

A novidade foi publicada no começo desse mês e promete uma melhoria significativa para esse tipo de conexão, que vai finalmente poder extrapolar o limite de 20V a 5A de fornecimento do USB C 2.0 atual. Essa limitação acabava deixando essas conexões operarem apenas 100W, que ainda sim é bastante impressionante e permite a utilização do mesmo cabo para diversos aparelhos, como smartphones e notebooks não tão potentes.

Mas o novo padrão USB Tipo-C 2.1 vai permitir uma comutação de até 48V a 5A, resultando em uma potência de incríveis 240W, o que pode finalmente significar a unificação de todos os tipos de cabos de carregamento. Isso porque toda essa potência é o suficiente para alimentar até mesmo notebooks gamers e para trabalhos pesados, tornando essa novidade um passo importantíssimo para universalização das entradas USB.


Créditos: Lasse Jensen on Unsplash

Esse novo padrão está recebendo o nome de Extended Power Range (EPR) e criará um novo padrão de tecnologias de cabos USB. Os cabos que tiverem suporte EPR terão que possuir alguns requisitos adicionais para suportar essa entrega de energia mais alta, além disso, eles terão que vir com ícones e padrões visuais específicos para indicar que é de 240W.

Além disso, essas altas tensões poderão trazer uma ampla gama de problemas para a utilização prática do USB. Além do suporte para a atualização do USB-C, as fabricantes terão que ter um novo padrão de especificações para os cabos, obrigando o suporte ao ERP, evitando com isso problemas durante o carregamento. As baterias terão que passar por uma evolução para funcionar com essas velocidades de carregamento, buscando com isso evitar desgastes pelas altas velocidades de carga.

Como foi afirmado em maio quando USB Implementers Forum ainda não havia completado o lançamento do USB Tipo-C 2.1, vai demorar um pouco para termos os primeiros aparelhos com suporte a esse novo tipo de carregamento, a nova geração de USB-C deve começar a se popularizar no mercado no ano que vem.

Continua após a publicidade

27/09/2021 às 10:56
Notícia

Vaso sanitário inteligente reconhece usuário a partir de imag...

Startups estão testando a novidade causando um debate sobre a segurança dos dados dos usuários

Atualmente diversas das maiores empresas do mundo da tecnologia, como AMD, Apple, Dell, Google, HP, Intel, Lenovo, LG, MediaTek, Oculus, Qualcomm, Samsung e outras, promovem o uso tecnologia universal da USB-IF, por isso é de se esperar que futuramente aparelhos dessas empresas começam a chegar no mercado com suporte ao ERP.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: USB-IF, WCCFTech
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.