Frango impresso em 3D e cozido a laser pode ser o alimento do futuro; veja o vídeo
Créditos: Lipston Lab

Frango impresso em 3D e cozido a laser pode ser o alimento do futuro; veja o vídeo

Pesquisadores do Lipston Lab criam processo para digitalizar a preparação dos alimentos

Já imaginou estar em casa e  ativar uma impressora 3D para preparar um frango cozido para você? Pois é exatamente este o projeto de pesquisadores do Lipston Lab na Universidade de Columbia, que busca digitalizar a produção e preparação dos alimentos. Com uma impressora 3D o frango foi processado, impresso e depois cozido a laser. O processo digital controla todo o preparo do alimento, e segundo os pesquisadores apresenta ótimo sabor.

27/09/2021 às 10:56
Notícia

Vaso sanitário inteligente reconhece usuário a partir de imag...

Startups estão testando a novidade causando um debate sobre a segurança dos dados dos usuários

De acordo com os pesquisadores, os alimentos cozidos à laser ficaram mais úmidos e encolheram menos do que os grelhados no forno. Para cozinhar o frango, foram utilizados o laser azul para o interior do alimento e luz infravermelha para dourar a superfície. Além disso, o laser também pode atravessar embalagens de plástico o que possibilita o cozimento sem a necessidade de retirar o produto. 

Para testar a capacidade de cozimento à laser, o frango foi transformado em purê e depois "impresso" com a impressora 3D. Os resultados da pesquisa aponta que com diferentes tipos de laser é possível definir com alta precisão a forma como o alimento será cozido, inclusive com a possibilidade de criar padrões de cozimento impossíveis para os modelos tradicionais. Segundo os pesquisadores a pesquisa é o primeiro passo para: "Digitalizar o processo de fazer comida, e deve alterar a forma como pensamos e cozinhamos a nossa comida".

A comida é algo que interagimos e personalizamos diariamente. Parece natural implementar softwares no ato de cozinhar para tornar a comida mais customizável - Jonathan Blutinger, Lipston Lab

 

Os pesquisadores afirmam que apesar da comida apresentar um bom sabor, e o cozimento a laser também oferecer novas possibilidades de criação para a forma como produzimos comida, existem alguns fatores que, no atual momento, impedem a produção em larga escala de comida a laser. Além disso, é necessário muito estudo para a criação de um software que possa ser utilizado com simplicidade por qualquer usuário, em busca de customizar a produção da sua comida.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Olhar Digital, 3Dprintingindustry
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.