Vaso sanitário inteligente reconhece usuário a partir de imagens do ânus
Créditos: Vadim Artyukhin no Unsplash

Vaso sanitário inteligente reconhece usuário a partir de imagens do ânus

Startups estão testando a novidade causando um debate sobre a segurança dos dados dos usuários

Através das fezes e urina é possível fazer o diagnóstico de diversos problemas de saúde, por causa disso alguns cientistas estão apostando em recursos para monitorar a saúde através de banheiros inteligentes. Essa solução analisaria os resíduos deixados pelos usuários e identificando cada um com base na “impressão anal”, que funciona de maneira semelhante as impressões digitais.

27/09/2021 às 09:41
Notícia

Smartwatch Xiaomi Watch Color 2 é lançado com GPS integrado e...

Ele estará disponível na China a partir do próximo dia 30 de setembro

Essa novidade foi publicado primeiro por alguns pesquisadores que compartilharam os resultados em um artigo feito no ano passado, segundo eles, é possível monitorar a saúde e identificar as pessoas usando o banheiro com base nas “características distintas de seu anoderma”, em outras palavras, no canal anal do usuário. Esse scanner consiste em uma câmera instalada dentro do vaso sanitário que usaria aprendizado de máquina para comparar as amostras de fezes dos usuários, calculando também a taxa de fluxo e o volume da urina.

O “banheiro inteligente” seria capaz de usar essas informações para analisar a saúde do usuário e alertar sobre possíveis problemas e doenças. Para a segurança de quem utilizar esses vasos inteligentes, os cientistas afirmam que a privacidade seria mantida com as imagens sendo armazenadas em servidores de nuvem criptografados.


Créditos: Reprodução Futurism

Com base nesses estudos algumas startups estão criando modelos de vasos inteligentes que são capazes de analisar as fezes das pessoas, mas isso está aumentando ainda mais o debate sobre a segurança dos dados desses usuários. Segundo o que foi afirmado pela Sonia Grego, fundadora da Coprata, uma startup de monitoramento fisiológico afiliada à Duke University, ao jornal The Guardian, essa tecnologia examinará as amostras de fezes e dará alguns indicadores de saúde, incluindo sobre doenças crônicas e câncer.

Essa novidade acaba caindo na discussão de segurança de diversos outros aparelhos de Internet das Coisas, que é sobre a questão de uso de dados dos usuários. Análises de fezes podem revelar diversas informações sobre um indivíduo, desde informações íntimas a até consumo de drogas.

27/09/2021 às 10:35
Notícia

Amazon deve apresentar novo Echo de 15 polegadas e soundbar c...

Fabricante fará um evento amanhã para apresentar seus novos hardwares

Continua após a publicidade

Como apontado pelo Futurism, esses dados nas mãos erradas poderiam trazer diversos problemas para os usuários. Por exemplo, uma seguradora poderia simplesmente usar essas informações para negar seguro de vida para algumas pessoas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: NCBI, The Guardian, The Wall Street Journal, Futurism
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.