A disponibilidade do 5G no Brasil está cada vez mais perto de acontecer. O leilão do 5G ficou marcado para o dia 4 de novembro, com data pré-determinada para que as cidades brasileiras se adequem à novidade. É esperado que as grandes capitais já comecem a oferecer o sinal até o final de 2021, mas a primeira data final é em julho de 2022. As cidades menores tem até 2028 para realizar a implementação.
O edital da 5G não obriga que os compradores das faixas de radiofrequência paguem um valor ao governo. Para agilizar a disponibilidade da tecnologia - que já está atrasada, comparada a outros países -, o Ministério das Comunicações está prevendo que os municípios cumpram um calendário, com datas limites.
Calendário de disponibilidade do 5G:
- 31 de julho de 2022: todas as capitais brasileiras;
- 31 de julho de 2025: cidades com mais de 500 mil habitantes;
- 31 de julho de 2026: cidades com mais de 200 mil habitantes;
- 31 de julho de 2027: cidades com mais de 100 mil habitantes;
- 31 de julho de 2028: cidades com mais de 30 mil habitantes.
Anatel aprova edital do 5G e marca leilão das bandas para 4 d...
Huawei será impedida de participar da criação de rede privativa para o governo
Essas datas divulgadas são as limite. Os municípios que se encaixam na descrição tem até a data divulgada para se adequar. Isso quer dizer que é possível que seja antecipado em alguns lugares, de acordo com a organização e interesse em adquirir a frequência. O intuito do Ministério das Comunicações é disponibilizar para quase todos os municípios brasileiros até 2028.
Fábio Faria, atual Ministro das Comunicações, diz que espera que algumas capitais, principalmente as mais populosas como São Paulo, já comecem a oferecer o sinal de 5G até o final deste ano, 2021. Ainda não tem como saber se isso será para todas as regiões, ou apenas para algumas, que irá variar de acordo com os problemas enfrentados durante a execução.
O principal problema para a implementação é a dependência de sinal de antena parabólica, que pode causar interferência no 5G. Algumas regiões do Brasil ainda usam esse sistema, enquanto outras já o abandonaram. As que estão livres já podem começar a implementação sem problemas. Agora, os municípios que ainda tem a presença desse sinal, vão precisar fazer adequações gerais.
Via: Uol Tilt.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.