5G no Brasil inicia em 2022 e tem até 2028 para ser concluído
Créditos: Divulgação/ Ideal Antenas

5G no Brasil inicia em 2022 e tem até 2028 para ser concluído

É esperado que São Paulo já comece a oferecer o sinal até o final de 2021

A disponibilidade do 5G no Brasil está cada vez mais perto de acontecer. O leilão do 5G ficou marcado para o dia 4 de novembro, com data pré-determinada para que as cidades brasileiras se adequem à novidade. É esperado que as grandes capitais já comecem a oferecer o sinal até o final de 2021, mas a primeira data final é em julho de 2022. As cidades menores tem até 2028 para realizar a implementação. 

O edital da 5G não obriga que os compradores das faixas de radiofrequência paguem um valor ao governo. Para agilizar a disponibilidade da tecnologia - que já está atrasada, comparada a outros países -, o Ministério das Comunicações está prevendo que os municípios cumpram um calendário, com datas limites. 

Calendário de disponibilidade do 5G:

  • 31 de julho de 2022: todas as capitais brasileiras;
  • 31 de julho de 2025: cidades com mais de 500 mil habitantes; 
  • 31 de julho de 2026: cidades com mais de 200 mil habitantes; 
  • 31 de julho de 2027: cidades com mais de 100 mil habitantes; 
  • 31 de julho de 2028: cidades com mais de 30 mil habitantes.

24/09/2021 às 16:47
Notícia

Anatel aprova edital do 5G e marca leilão das bandas para 4 d...

Huawei será impedida de participar da criação de rede privativa para o governo

Essas datas divulgadas são as limite. Os municípios que se encaixam na descrição tem até a data divulgada para se adequar. Isso quer dizer que é possível que seja antecipado em alguns lugares, de acordo com a organização e interesse em adquirir a frequência. O intuito do Ministério das Comunicações é disponibilizar para quase todos os municípios brasileiros até 2028. 

Fábio Faria, atual Ministro das Comunicações, diz que espera que algumas capitais, principalmente as mais populosas como São Paulo, já comecem a oferecer o sinal de 5G até o final deste ano, 2021. Ainda não tem como saber se isso será para todas as regiões, ou apenas para algumas, que irá variar de acordo com os problemas enfrentados durante a execução.

O principal problema para a implementação é a dependência de sinal de antena parabólica, que pode causar interferência no 5G. Algumas regiões do Brasil ainda usam esse sistema, enquanto outras já o abandonaram. As que estão livres já podem começar a implementação sem problemas. Agora, os municípios que ainda tem a presença desse sinal, vão precisar fazer adequações gerais. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Uol Tilt
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.