União Europeia quer exigir USB-C em todos os dispositivos
Créditos: Reprodução/ Amelia Holowaty Krales via The Verge

União Europeia quer exigir USB-C em todos os dispositivos

O objetivo é diminuir o lixo eletrônico, tirando a necessidade de vários cabos para diferentes dispositivos

A Comissão Europeia, que atua como um braço executivo da União Europeia, confirmou que está planejando divulgar uma nova normativa para padronizar as entradas de carregamentos de todos os objetivos. A ideia é fazer com que todas as empresas usem o modelo USB tipo C, que já é comum em muitos smartphones Android, mas ainda não é realidade nos iPhones, nem em outros gadgets. 

05/03/2019 às 12:00
Notícia

Especificação USB4 é apresentada com maior desempenho e trans...

Novo modelo de conector é baseado no padrão Thunderbolt e tem velocidades de até 40Gbps

O objetivo é reduzir o lixo eletrônico. Hoje, notebooks, smartwatches, fones de ouvido sem fio, iPhones, e vários outros aparelhos, possuem diferentes entradas para carregamento. Isso obriga que o usuário tenha diferentes tipos de cabos em sua gaveta. Quando um aparelho para de funcionar, ou é substituído por outra versão, esse carregador se torna sem função, precisando ser descartado também. A ideia é diminuir esse impacto.

O projeto visa exigir que as fabricantes adotem o USB-C como padrão. A principal impactada nesse processo será a Apple, que ainda usa o conector Lightning, próprio da empresa, que só funciona em seus dispositivos. Apesar de alguns aparelhos já adotarem o USB-C, como iPads, isso ainda é raridade. Todos os iPhones permanecem com a entrada própria, sem se adequar ao novo padrão da indústria, que poderia ser, inclusive, mais eficiente para os smartphones da empresa. 

A ideia é deixar o consumo mais inteligente, aumentando a praticidade. “Os consumidores europeus ficaram frustrados por muito tempo com carregadores incompatíveis amontoando-se em suas gavetas. Demos muito tempo à indústria para apresentar suas próprias soluções, agora é hora de uma ação legislativa para um carregador comum ”, informa a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, ao site The Verge.

Continua após a publicidade

As propostas serão encaminhadas para votação e será avaliado a possibilidade de execução. Ainda não há uma data para que isso entre em vigor e nem há uma confirmação de que as empresas irão se adequar às novas exigências. O interessante é que, se as o modelo europeu for implementado, não há motivos para não aplicar em todo o mundo. O resultado poderia ser uma redução de resíduos poluentes que, em 2016, já eram 12,3 milhões de toneladas. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.