Com ferramenta polêmica, Chrome 94 é lançado oficialmente
Créditos: Reprodução/Google

Com ferramenta polêmica, Chrome 94 é lançado oficialmente

Detecção de ociosidade no navegador traz questionamentos sobre privacidade e segurança

Google lançou hoje a nova atualização para o seu navegador Google Chrome. O Chrome 94 chega somente três semanas após o Chrome 93. O motivo é que a empresa desenvolvedora do browser decidiu mudar seu cronograma de atualizações, passando de seis semanas para quatro. E nesse novo update, uma funcionalidade traz um assunto bem polêmico.

21/09/2021 às 17:00
Notícia

Drone BetaFPV Cetus Pro vem em kit completo e barato para ini...

Produtos da BetaFPV podem ser enviados para o Brasil direto pela loja oficial

Por mais que o período de três semanas entre uma atualização para outra seja curta e não traga tantas novidades assim, o suporte para uma nova API de detecção de ociosidade traz muito pano para a manga. Hoje o Chrome (e diversos outros navegadores) funcionam assim: eles conseguem rastrear/observar se o usuário está mudando de aba ou se mexeu o mouse para subir lá na lista de abas abertas. Sabe quando você está navegando em algum site de compras ou lendo algum texto de marketing de conteúdo e sobe um pop-up de propaganda pedindo seu e-mail em troca de um e-book ou algum descontinho meia boca? Então, isso é a detecção do API... Pelo menos a antiga, a nova é pior.

Agora o Chrome conseguirá informar aos desenvolvedores se o usuário está usando outro app e deixou o navegador em segundo plano. Deu um alt+tab? O Chrome está sabendo! Outros browser se posicionaram contra o uso dessa API. A justificava do Mozilla foi o uso para "vigilância capitalista". Bem, antes o problema fosse rastreio para marketing, para que profissionais da área quebrassem a cabeça em como forçar os visitantes a fazer compras ou entregar o e-mail em troca de um e-book de 5 páginas.

21/09/2021 às 16:30
Notícia

Evento remoto da Apple atinge mais de 1 milhão de buscas no G...

Repercussão na internet também mostra a força dos produtos da Apple

Em sites mal-intencionados — e até naqueles bem-intencionados pois de boas intenções está faltando vaga no inferno — essa API traz riscos para a segurança e a privacidade do usuário do navegador. A equipe da WebKitengine do Safari, já se pronunciou contra essa API usando esses motivos relacionados a proteção do usuário. A API de detecção de ociosidade será ativada por padrão para os devs.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Neowin
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.