Combustível do futuro: jato faz voo comercial abastecido com óleo de cozinha reciclado
Créditos: Divulgação British Airways

Combustível do futuro: jato faz voo comercial abastecido com óleo de cozinha reciclado

Aeronave emitiu 62% menos dióxido de carbono se comparado com voos normais

British Airways realizou o seu primeiro voo movido a combustível de aviação sustentável na semana passada, o voo ocorreu entre a cidade de Londres e a escocesa Glasgow e, segundo a companhia aérea, produziu 62% menos emissões de CO2 que voos feitos em aviões de geração anteriores movidos a querosene de aviação  há uma década.

21/09/2021 às 12:57
Notícia

Philco lança celular HIT P12 no Brasil; 4 câmeras e 128 GB po...

Aparelho já pode ser encontrado na loja online oficial da Philco

Essa operação aconteceu na terça-feira da semana passada, dia 14 de setembro, e foi realizada com um avião Airbus A320neo, mas a diminuição nas emissões não foi graças apenas ao combustível utilizado, que é parcialmente feito de óleo de cozinha reciclado. Alguns outros fatores como um estar utilizando um avião mais novo, em um trajeto considerado pela companhia aérea como ideal e veículos eletrificados de aeroporto ajudaram a compensar o CO2 produzido, tornando ele um voo neutro em carbono.

Apesar de apresentar um nível reduzido de emissões, o voo BA1476  entre Londres a Glasgow ainda emitiu um total de 6,4 toneladas de CO2, mas a British Airways afirma que o intuito não era ser um voo livre de carbono. A companhia aérea afirmou que esse voo foi feito para mostrar o progresso da indústria da aviação em se tornar mais limpa.


Créditos: Divulgação British Airways

O Airbus A320neo foi o modelo perfeito para realizar esse voo “comemorativo”, isso porque ele é um modelo muito eficiente para curtas distâncias, com um ótimo consumo de combustível. Para celebrar a ocasião, a British Airways fez uma pintura especial na aeronave, que foi abastecida com uma mistura onde 35% do combustível utilizado era sustentável, feito parcialmente com óleo de cozinha reciclado.

“Este voo ofereceu uma demonstração prática do progresso que estamos fazendo em nossa jornada de redução de carbono. Trabalhando junto com nossos parceiros da indústria, alcançamos uma melhoria de 62% nas reduções de emissões em comparação a uma década atrás.”
- Afirmou o presidente-executivo da British Airways, Sean Doyle.

21/09/2021 às 11:00
Notícia

Microsoft atualiza ferramenta para checar compatibilidade com...

Versão 3.0.210914001 da ferramenta está disponível para Windows 64 bits, Windows 32 bits e ARM, e par...

Continua após a publicidade

Esse é mais um importante passo da indústria aeronáutica para um futuro mais sustentável, a British Airways acredita que é possível diminuir ainda mais as emissões realizadas pelos aviões, e que pode acabar determinando uma nova tendência de mercado para a aviação. Sobre o combustível utilizado nesse voo de exibição, a companhia aérea acredita que ele pode ser utilizado para a realização de rotas curtas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: British Airways, The Guardian
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.