Cientistas criam tinta que elimina necessidade de ar condicionado em algumas regiões
Créditos: Purdue University/Jared Pike

Cientistas criam tinta que elimina necessidade de ar condicionado em algumas regiões

A tinta mais branca do mundo reflete mais a luz solar, evitando retenção de calor nas cidades

Não é somente o aquecimento global o responsável pelo aumento de temperatura e mudanças climáticas extremas, as tintas das cidades e o uso do asfalto também retém calor nos centros urbanos. E diversas soluções vêm surgindo para deixar as cidades mais "fica frio aí!". Uma das ideias já apresentadas foi pintar os asfaltos de branco. E agora essa ideia recebe um grande aliado: a tinta branca mais branca do mundo!

14/08/2021 às 14:54
Notícia

Linha de smartphones Realme X não terá novos lançamentos

Os celulares de alta performance da empresa serão encontrados agora na nova linha GT

Xiulin Ruan, professor de engenharia mecânica da Purdue University localizada em Indiana, desenvolveu a tinta mais branca já produzida. Inclusive a sua realização foi registrada no livro dos recordes, o famoso Guinness Book, na edição de 2021. E provavelmente esse recorde continuará por anos nas suas mãos. A branquíssima tinta tem a capacidade de refletir até 98,1% da luz solar que a atingir. Para efeito de comparação, as outras tintas com as mesmas propriedades (não são todas as tintas brancas que possuem a capacidade de refletir a luz) refletem entre 80 e 90% dos raios de luz e não são capazes de resfriar como essa nova invenção. 

As tintas brancas de uso comercial, ao contrário da crença comum, absorvem calor ao invés de dissipá-lo. As tintas brancas de propriedades reflexivas contam com aditivos que as tornam cruciais para quem busca utilizar uma pintura que diminua o calor de construções. No caso da tinta branca mais branca, ela possuem sulfato de bário na sua fórmula. Esse material é um sólido cristalino de cor... branca. Ele tem propriedades de baixa absorção de luz solar, o que permitiu que a nova tinta subisse 3% na escala de branco. A versão anterior criada pela equipe de Xiulin Ruan usava carbonato de cálcio, que possui o dobro de absorção de luz que o sulfato de bário.

01/03/2021 às 11:38
Notícia

OnePlus fará anúncio dia 8 de março, provavelmente do OnePlus 9

OnePlus 9 contará com três variantes e especificações distintas

A ideia da Ruan era justamente produzir uma tinta que auxiliasse a resfriar os edifícios e diminuísse o aquecimento global. O consumo exagerado de ar condicionado aumenta o consumo de energia, que na enorme parte do planeta não vêm de fontes limpas. De acordo com o professor da Purdue University, pintar a cobertura de um prédio com essa tinta, cobrindo uma área de 93m², seria capaz de gerar uma dissipação de calor de 10 kW. Então pintando os tetos dos prédios, a tendência é que os espaços de trabalho e casas permaneçam mais tempo tempo com o ar condicionado desligado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: USA Today Fonte: Purdue University
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.