Vulcão espanhol entra em alerta de erupção e impacto poderá ser sentido no Brasil
Créditos: Reprodução/Nasa

Vulcão espanhol entra em alerta de erupção e impacto poderá ser sentido no Brasil

Cumbre Vieja ficou famoso no Brasil por série de reportagens no Fantástico nos anos 2000

O vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, Espanha, entrou em alerta amarelo de erupção no dia de hoje. O vulcão, que fica localizado em uma das ilhas do arquipélago das Canárias, entrou em erupção pela última vez em 1971. Monitorado desde então, um possível deslizamento do Cumbre Vieja poderia impactar o Brasil.

04/06/2021 às 10:55
Notícia

DJI FPV Drone é enviado para um vulcão em erupção na Islândia...

Um piloto conseguiu captar imagens extremamente raras com o seu drone DJI FPV

O vulcão, que apesar de ser "espanhol" fica localizado na África, está apresentando aumento de tremores e atividades sísmicas há alguns dias. Hoje, esses tremores chegaram mais próximos da superfície, o que pode significar que ele está mais próximo de uma erupção. O Instituto Geográfico Nacional da Espanha continuará monitorando esses tremores diariamente, já que pode haver uma mudança — positiva ou negativa — na atividade sísmica do local e o nível de alerta pode ser elevado ou diminuído.


Fonte: Nasa.

Há mais de duas décadas, um primeiro estudo sobre a porção ocidental do estratovulcão (em forma de cone) sugeriu que uma erupção do tipo explosiva poderia provocar um deslizamento e causar um "megatsunami" no Oceano Atlântico, atingindo África, Europa e as Américas, incluindo o Brasil. Essa possibilidade ficou famosa em um minidocumentário da BBC que foi exibido no programa Fantástico, da Globo

Entretanto, novos estudos mostram que, no caso de uma erupção explosiva, as chances de um deslizamento são pequenas pois a porção ocidental é mais estável do que previsto no estudo acadêmico de 1999. E a parte que pode sofrer o deslizamento não é tão grande quanto foi medido no primeiro estudo. Mas caso essa série de infortúnios — erupção explosiva de alta intensidade, deslizamento de toda massa de terra — causem um tsunami, a parte do nordeste brasileiro seria atingido por ondas de até 13m. Mas isso ainda nas piores hipóteses.

24/04/2021 às 16:41
Notícia

Vídeo feito com drone mostra estrago de erupções vulcânicas n...

O vulcão La Soufrière entrou em erupção no dia 9 de abril e continua causando danos a São Vicente e G...

Continua após a publicidade

Essas piores previsões ainda indicam que a África sofreria ondas de similar tamanho das que atingiram o Japão nos terremotos de 2011 (por volta de 37 metros).

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: G1, Yahoo
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.