WhatsApp ganha recurso de busca por empresas nas proximidades dentro do aplicativo
Créditos: Pexels/Torsten Dettlaff

WhatsApp ganha recurso de busca por empresas nas proximidades dentro do aplicativo

Plataforma não descarta a ideia de trabalhar com anúncios dentro do app no futuro

13/09/2021 às 13:50
Notícia

WhatsApp adiciona criptografia de ponta-a-ponta aos backups n...

Antes exclusivo das conversas, funcionalidade será levada para o armazenamento em nuvem

Segundo informações da Reuters, divulgadas nesta quarta-feira (15), o WhatsApp, app de mensagens do Facebook, inaugurou um novo recurso no Brasil, que permite encontrar empresas dentro do aplicativo. 

A novidade estreou com um teste em São Paulo. Ao acessar o mensageiro, usuários participantes podem fazer buscas por lojas, empresas e serviços próximos, em um diretório específico do WhatsApp, conforme reportou a fonte. 

De acordo com o Matt Idema, Vice-Presidente de Mensagens Corporativas do Facebook, essa pode ser “a principal forma pela qual as pessoas começam um processo comercial no WhatsApp”. 

Atrativo para as empresas

O Facebook tem investido bastante em novos recursos empresariais e comerciais para o WhatsApp. Recentemente tivemos a disponibilização de versões corporativas, além de APIs dedicadas que facilitam o uso da ferramenta para contato com os clientes. 

Ainda assim, muitas empresas reportam dificuldades ao divulgar suas presenças no mensageiro. Parte disso se dá pelo fato de que o WhatsApp (ainda) não trabalha com anúncios dentro da plataforma. Idema inclusive reconheceu o problema, afirmando que muitas empresas estavam utilizando embalagens, sites e anúncios para levar seus consumidores até o atendimento por chat. 

Essa nova ferramenta de busca visa melhorar o acesso dos clientes até os canais de contato, explorando o crescimento dos serviços e compras online, cujo aumento foi expressivo durante a pandemia da COVID-19. 

Segundo o WhatsApp, o teste incluirá empresas de vários setores, tais como varejo, alimentação e serviços locais em alguns bairros de São Paulo. Apesar da empolgação com a novidade, Idema não revelou quando ele será disponibilizado para todo o Brasil, citando que outros potenciais candidatos para testes são a Índia e a Indonésia. 

Continua após a publicidade

Por fim, o WhatsApp destaca que os resultados, localizações e conteúdos dessas buscas não serão armazenados nem compartilhados (a empresa afirma que nem mesmo terá acesso ao que está sendo procurado). 

Smartphone

De olho na monetização

Um ponto importante da entrevista concedida por Matt Idema à Reuters é sobre a possibilidade de o WhatsApp futuramente trabalhar com anúncios dentro do aplicativo. Segundo o Vice-Presidente, “Definitivamente há uma rota para anúncios, que é o modelo de negócios central do Facebook, que no longo prazo acredito que fará parte do modelo de negócios do WhatsApp".

Idema destaca que a empresa também estaria empolgada com outros recursos que não envolvem anúncios. Contudo, entre Facebook, Instagram e WhatsApp, o mensageiro é o único produto que ainda não se encaixa na estratégia de anúncios da empresa. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tilt UOL/Reuters
User img

Igor Pankiewicz

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.