Venda de discos de vinil cresceu 94% no primeiro semestre de 2021
Créditos: Reprodução/Eric Krull/Unsplash

Venda de discos de vinil cresceu 94% no primeiro semestre de 2021

Até agora, a receita da venda de discos de vinil já alcançou 467 milhões de dólares

De acordo com um relatório de receita musical divulgado pela Record Industry Association of America (RIAA), a receita dos álbuns de vinil no primeiro semestre de 2021 apresentou um crescimento de 94% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando o total de 467 milhões de dólares

A organização destaca, no entanto, que as vendas no ano de 2020 foram severamente impactadas pela pandemia de covid-19.

Além do impacto do fechamento das lojas de mídia física, de forma a conter a propagação do coronavírus, o Record Store Day 2020 — um evento criado para celebrar “a cultura da loja de discos de propriedade independente” — foi adiado. 


Reprodução/Record Store Day

O Record Store Day costuma reunir fãs dos discos, além dos vendedores e diversos artistas em vários países do mundo. A RIAA cita essa como uma das causas para a redução da receita de mídia física em 2020.

Por falar nisso, o relatório também revela que as vendas de CDs cresceram 44% na primeira metade de 2021, em comparação com os primeiros seis meses de 2020. Esse crescimento resultou em um total de 205 milhões de dólares em vendas. 


Gráfico mostrando vendas de mídia física no primeiro semestre dos últimos anos. Reprodução/RIAA

14/09/2021 às 17:09
Notícia

Paramount+: promoção reduz valor da assinatura em 50%

Oferta é válida até 30 de setembro e coloca o plano anual por R$99,90

Continua após a publicidade

No entanto, esse número ainda se encontra 19% abaixo do primeiro semestre de 2019, quando as vendas de CDs renderam cerca de 253 milhões de dólares.

Ainda em relação ao primeiro semestre de 2021, os CDs representaram apenas 30% das receitas de vendas de mídia física, enquanto os discos de vinil foram responsáveis por mais de dois terços dessa quantia. 

O faturamento da divisão de streaming também cresceu. Com uma alta de 26%, o setor de streaming de música alcançou 5,9 bilhões de dólares nos seis meses iniciais de 2021.

Por fim, os ganhos da indústria da música na primeira metade deste ano ficaram quase totalmente restritos ao digital. As vendas dos serviços de streaming foram responsáveis por 84% da receita, enquanto a venda de mídias físicas representou apenas 10% desse valor.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: RIAA, WhatHifi
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.