Maior complexo de energia solar do mundo será construído no Rio Grande do Norte
Créditos: Reprodução/Voltalia

Maior complexo de energia solar do mundo será construído no Rio Grande do Norte

Voltalia, empresa de energia sustentável francesa, iniciou a construção das usinas Solar Serra do Mel 1 e 2

A empresa francesa de energia sustentável Voltalia, iniciou a construção das usinas Solar Serra do Mel 1 e Solar Serra do Mel 2, que irão compor o maior complexo de energia solar e eólica do mundo, o complexo Serra Branca. Localizado entre os municípios Areia Branca e Serra do Mel, o complexo de energia sustentável apresenta capacidade total de 2,4GW. As duas novas usinas adicionam uma capacidade de 320MW para o cluster híbrido de energia da Voltalia e serão construídas na região do Rio Grande do Norte.

Drone movido a energia solar pode voar por 90 dias seguidos

09/07/2021 às 23:30
Notícia

Adidas apresenta fone de ouvido sustentável com energia solar

Revolucionário dispositivo foi desenvolvido em parceria com a Zound Industries e a Marshall

A previsão é que o comissionamento da obra acontela durante a primeira metade de 2022. Robert Klein, CEO da Voltalia no Brasil lembra que a construção das duas usinas servirá de complemento para a produção eólica da região. "As duas fontes de energia são complementares, uma vez que a produção eólica ocorre, predominantemente, durante a noite. Com isso, pretendemos aproveitar essa sinergia das fontes, além do compartilhamento da mesma estrutura de escoamento de energia, para desenvolver projetos mais competitivos e retáveis para o mercado", afirmou Klein.

A construção das plantas irá gerar centenas de empregos diretos e indiretos na região. A Voltalia também oferece cursos de capacitação para instalação das placas solares, buscando qualificar moradores para as obras necessários do projeto e consequentemente, formando novos profissionais para o mercado de trabalho.


Moradores da região recebem materiais para realização do curso de capacitação (Créditos: Voltalia)

Projeto de capacitação para moradores da região é gratuito

O projeto de capacitação, nomeado como Transformando com Energia é gratuito e exclusivo para moradores da região. O curso é desenvolvido em parceria com a CWSE Brasil Company e foi inaugurado recentemente, em agosto deste ano, promovendo o desenvolvimento local da região. 

Continua após a publicidade

O grande investimento em energia sustentável chega em um momento importante, pois o Brasil vêm enfrentando uma situação de crise energética que resultou em um aumento expressivo nas contas de luz. A alteração de R$ 9,42 para R$ 14,42 a cada 100KwH irá pesar no bolso dos brasileiros a partir deste mês. A alteração, segundo Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, acontece principalmente devido a crise hídrica que o país se encontra.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: ClickPetroleo e Gas, G1
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.