Empresa investirá US$ 15 milhões para dar vida a mamute extinto há 4 mil anos
Créditos: Warren Photographic/Science Source

Empresa investirá US$ 15 milhões para dar vida a mamute extinto há 4 mil anos

Objetivo do projeto seria combater as mudanças climáticas do planeta

Muitas coisas vistas somente em filmes, dificilmente pensamos que iriam virar realidade. Entretanto, a ciência não cansa de nos surpreender e desta vez querem trazer a ideia do Jurassic Park para o mundo real. Isso porque uma empresa de biociência e genética anunciou na última segunda-feira (13) o investimento de 15 milhões de dólares (cerca de 78 milhões de reais) para trazer o mamute-lanoso de volta à vida.

10/09/2021 às 16:13
Notícia

Tecnologia da Nvidia promete fazer com que voz artificial par...

Recurso promete usar AI para trazer um melhor ritmo e entonação para as vozes

Uma nova empresa, chamada Colossal, o reviver o mamute peludo extinto a mais de 4 mil anos. Para isso, os pesquisadores planejam usar parte do genoma dos elefantes asiáticos.

De acordo com Ben Lamm, responsável pela Colossal, o objetivo é resolver o maior problema que nosso planeta: as mudanças climáticas. Para levar o projeto a frente, ele conta com George Church, um geneticista de renome mundial na Universidade de Harvard e um líder do nascente movimento de extinção.

Os cientistas definiram seus objetivos iniciais na criação de um animal híbrido de elefante-mamute, fazendo embriões em laboratório que carregam DNA de mamute. O ponto de partida do projeto envolve pegar células da pele de elefantes asiáticos, que estão ameaçados de extinção, e reprogramá-las em células-tronco mais versáteis que carregam DNA de mamute. Segundo os cientistas envolvidos no projeto, os dois mamíferos (o mamute-lanoso e o elefante asiático) apresentam 99,6% de semelhança genética. 

Esses embriões seriam então levados a termo em uma mãe de aluguel ou potencialmente em um útero artificial. Se tudo correr conforme o planejado (é importante ressaltar que existem muitos obstáculos) os pesquisadores esperam ter seu primeiro par de bezerros em seis anos.

Eu acho que há uma grande oportunidade de aproveitar essas tecnologias, não apenas para trazer de volta o mamute, mas para proteger as espécies criticamente ameaçadas de extinção na Terra hoje”, diz Lamm. “Não é necessariamente um conceito novo, mas sinto que temos a equipe certa, os investidores certos, os parceiros certos para ajudar a unir tudo de uma forma que possamos garantir o sucesso.

Objetivos com a ressurreição

Segundo Lamm, há evidências que sugerem que o mamute-lanoso desempenhou um papel importante na absorvição de carbono e outros gases de efeito estufa. Além disso, trabalhando nas Tundras, o mamute poderia pisotear a grama para lá e para cá, ajudando a manter à terra congelada metros abaixo da superfície e a desacelerar o degelo do permafrost, por exemplo. 

Continua após a publicidade

30/08/2021 às 19:44
Notícia

ONU diz que o mundo finalmente está livre da produção de gaso...

Aditivo começou a ser usado nos anos 20; seu uso causa envenenamento e é prejudicial ao meio ambiente

No futuro, Lamm diz que pode até imaginar turistas vindo para verificar os mamutes em uma reserva natural. É uma ideia que também foi explorada por outro revivalista, Sergey Zimov, que comprou 50 milhas (80,47 km) quadradas de terra no Ártico da Sibéria e fundou o Parque Pleistoceno, onde reintroduziu espécies modernas por quase 3 décadas para restaurar as pastagens.

Acho que o ecoturismo é uma ótima maneira de aumentar a conscientização”, afirma Lamm. “Minha visão é garantir não apenas a ressurreição bem-sucedida dos mamutes-lanudos, mas também garantir o reflorestamento do Ártico. Nesse processo, se nós, as pessoas, pudermos ver essas espécies em seu habitat natural, acho que é uma grande vitória. Mas não vai acontecer amanhã", completou.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Supercluster Fonte: Super interessante
User img

Cristino Melo

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.