E-commerce GearBest está fora do ar há 10 dias; suspeita é de que tenha falido
Créditos: Divulgação/Gearbest

E-commerce GearBest está fora do ar há 10 dias; suspeita é de que tenha falido

De acordo com o site CNX-Software, a Global Top E-Commerce Co. Ltd deu entrada no processo de análise de falência em junho deste ano

O site chinês de vendas online GearBest, concorrente do Aliexpress, está fora do ar há mais de dez dias sem explicações oficiais. A suspeita é a de que a marca tenha falido, visto que a empresa-mãe do GearBest, a Global Top E-Commerce Co. Ltd, vem sofrendo problemas financeiros há anos. 

Ao acessar o link br.gearbest.com, visualiza-se uma mensagem de erro genérico, que informa “The requested URL “[no URL]”, is invalid”. O erro pode ter sido gerado involuntariamente, por uma falha na configuração do servidor, por exemplo. Entretanto, devido ao tempo já transcorrido, é possível que a questão tenha sido desativar o site de forma intencional.


Erro exibido ao acessar o site da GearBest. Reprodução/Iraci Falavina

De acordo com informações do site CNX-Software, a Global Top E-Commerce Co. Ltd deu entrada no processo de análise de falência em junho deste ano. Não necessariamente isso significa que empresa vá desaparecer, mas indica que mudanças estruturais serão necessárias para se manter.

Na imagem abaixo, é possível visualizar a constante desvalorização Global Top E-Commerce Co. Ltd na Bolsa de Valores de Shenzhen, que vem sofrendo com instabilidade pelo menos desde 2016. Entretanto, a queda ganhou proporções ainda mais notáveis no quarto trimestre de 2020.


Gráfico mostrando a desvalorização da Global Top E-Commerce. Reprodução/Xataka

13/09/2021 às 15:04
Notícia

Shopee é notificada pelo Procon para explicar a autenticidade...

Procon-SP afirma que a empresa pode ser responsabilizada por produtos falsificados ou contrabandeados...

Até a finalização deste texto, ainda não havia pronunciamento oficial da Global Top E-Commerce ou da GearBest sobre o motivo do sumiço da plataforma. A publicação mais recente na conta oficial do Twitter da GearBest é de abril de 2020. No Instagram, a única conta verificada é a gearbesturkiye, afiliada turca da loja. Nela, a publicação mais recente é de junho de 2020. No YouTube, o vídeo mais recente é de julho deste ano.

Continua após a publicidade

É importante reiteirar que ainda não se sabe realmente o que aconteceu com a GearBest. O Mundo Conectado aguarda um pronunciamento, seguirá acompanhando a situação e, assim que possível, noticiará as informações que forem reveladas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: SmartWorld, Xataka
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.