Após queixas de motoristas, Uber e 99 vão rever repasses de pagamentos
Créditos: Paul Hanaoka/Unsplash

Após queixas de motoristas, Uber e 99 vão rever repasses de pagamentos

Entretanto, Associação afirma que reajuste é inferior ao que a classe necessita

08/09/2021 às 20:34
Notícia

STJ: não compete à Justiça do Trabalho julgar ações de motori...

Entendimento semelhante já foi adotado em outros dois julgamentos do TST em 2020

Os dois maiores aplicativos de transporte de passageiros do país, Uber e 99, anunciaram reajustes no valor de repasses aos motoristas. Com o aumento do preço dos combustíveis, chegando a R$ 7 em alguns postos, além de problemas com o preço do aluguel de carros, cresceram as queixas entre usuários, relacionadas a cancelamentos e tempo de espera pelos motoristas.

O Uber afirmou que não haverá mudança na tarifa para o usuário, apenas no repasse para o motorista. Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, o valor base de viagens da UberX, categoria mais popular do aplicativo, teve um aumento de 10% a 15%. Já o valor por minuto aumentou entre 10% e 35% e o valor por km teve um aumento de 10% a 15%, dependendo da área/cidade do estado.

A 99 foi pelo mesmo caminho que seu rival. A empresa informou que o percentual será entre 10% e 25% em mais de 20 regiões metropolitanas do país. Segundo a empresa, a medida visa “equilibrar a plataforma, oferecendo mais ganhos para os parceiros e mantendo a acessibilidade do serviço para os passageiros”.

"Os constantes reajustes dos combustíveis impactaram muito negativamente os serviços de transporte por aplicativo", afirmou a 99. "O aumento revisa os ganhos dos motoristas parceiros e foi definido levando em consideração a manutenção do equilíbrio da plataforma", completou.

28/07/2021 às 16:49
Notícia

Nova lei autoriza São Paulo a cobrar taxas de aplicativos com...

O prefeito, Ricardo Nunes, afirmou que esta é uma forma de compensar a cidade pelos impactos na infra...

Continua após a publicidade

Ambas as empresas que os motoristas têm a liberdade para escolher quais corridas desejam fazer e, assim como os passageiros, têm a liberdade de cancelar viagens. Entretanto, houve um aumento da demanda nos últimos meses por conta do avanço da vacinação e a reabertura do comércio no país.

De acordo com o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp), Eduardo Lima de Souza, existe um trabalho da associação para o reajuste desde 2016. “Não temos um reajuste nas tarifas desde 2015, o combustível subiu dezenas de vezes nesse período, assim como a inflação. Então esse reajuste é bem inferior ao que a classe necessita. Ele não supre ou ameniza a situação financeira enfrentada, mas, já é alguma coisa”, comentou.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: CNN Brasil, Folha de S.Paulo
User img

Cristino Melo

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.