Falha em sistema dos Correios expõe dados de brasileiros que fizeram importações
Créditos: Divulgação/Correios

Falha em sistema dos Correios expõe dados de brasileiros que fizeram importações

Somente após veiculação de matéria, empresa corrigiu a falha

O sistema de gerenciamento dos Correios estava com uma falha que permitia a exposição de dados de brasileiros que fizeram importações. Até a noite da última sexta-feira (10), era possível fazer o download do recibo do pagamento das taxas de importação de encomendas, documento que tem dados como endereço, nome e CPF no sistema Meu Correios. A falha foi descoberta inicialmente em um grupo de importações no Facebook e trazida pelo site Tecnoblog.

02/09/2021 às 14:57
Notícia

Governo tem derrota no Senado que pode inviabilizar privatiza...

Senado revoga resolução 23 da CGPAR que pode aumentar balanço dos Correios em R$ 3,2 bilhões, inviabi...

Segundo o site, a falha aconteceu na área de Minhas Importações. O ambiente é usado para vincular encomendas internacionais do usuário a seu CPF e para fazer o pagamento dos impostos.

Após o processo de vinculação ser feito, era possível conseguir acessar de forma indevida o Demonstrativo de Impostos e Serviços (DIS). Neste documento, há o endereço de entrega, o nome completo do destinatário e seu CPF, bem como os produtos da nota fiscal e seus valores. A situação era ainda pior com encomendas taxadas, que o sistema o CPF vinculado.

Correios corrigem falha

Após a veiculação da matéria na tarde da última sexta, os Correios corrigiu a falha em seu sistema. Agora, o Demonstrativo de Impostos e Serviços de importações não traz mais nome completo do cliente, CPF e endereço.

Além disso, eles enviaram uma nota ao Tecnoblog explicando a situação. Vale ressaltar que em nenhum momento a estatal confirmou existir falha no sistema. Segundo a empresa o grande problema é o compartilhamento do código de rastreamento. 

"Não se deve realizar consulta de informação sobre objetos de terceiros, sob a pena de desrespeito ao sigilo de correspondência, conforme Art. 5º da Lei 6.538/78", afirma a nota.

27/08/2021 às 22:54
Notícia

Correios: tempo médio para encaminhar produtos importados cai...

O número de importações aumentou consideravelmente, quando comparado com 2020

Continua após a publicidade

Os Correios também explicaram que DIS "é mais uma garantia para o importador de que está fazendo o recolhimento do imposto devido para a remessa esperada." Então, mesmo sendo de caráter pessoal, a empresa optou por fazer "ajustes no formulário retirando do documento as informações pessoais não legalmente obrigatórias."

Por fim, eles afirmaram que irão comunicar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) seguindo o que manda a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tecnoblog, Tecnoblog
User img

Cristino Melo

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.