Sem PIX em São Paulo: Deputado quer proibir forma de pagamento para reduzir fraudes
Créditos: Reprodução/Blu365

Sem PIX em São Paulo: Deputado quer proibir forma de pagamento para reduzir fraudes

Projeto quer suspender meio de pagamento até que Banco Central desenvolva formas seguras de utilizar o PIX

É impossível negar a praticidade para realizar transações que o PIX trouxe desde sua implementação. Hoje em dia, para realizar pagamentos basta o número do CPF ou até mesmo um e-mail. Entretanto, transações feitas com PIX podem ser proibidas em São Paulo. A proposta do deputado Campos Machado (Avante), busca frear os golpes, fraudes e crimes com a forma de pagamento.

Saiba tudo sobre o PIX

O projeto tramita na Assembleia Legislativa e visa suspender o uso do pagamento sem tempo determinado até que o Banco Central consiga desenvolver mecanismos de segurança para assegurar a integridade física dos usuários. A proposta de Campos Machado tem como intuito impedir os diversos crimes que estão acontecendo na cidade de São Paulo, como o sequestre-relâmpago.

Segundo dados apresentados pela Veja, de acordo com levantamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o número de sequestros-relâmpago apresentou aumento expressivo de 39,1% durante janeiro a agosto de 2021, se comparados com o mesmo período no ano passado. 

O Banco Central já impôs algumas restrições em transações feitas com PIX: como o limite de R$ 1.000 em pagamentos realizados entre às 20h e às 6h, além da possibilidade de reter as transferências por até 30 minutos durante o dia, ou 1h durante o período noturno, caso o pagamento gere alguma suspeita.

Apesar disso, o Banco Central já confirmou que a partir de novembro o PIX terá as funções de Saque e Troco, com a intenção de diminuir a necessidade da utilização de caixas eletrônicos. 

O Pix Saque permitirá que todos os clientes realizem um saque em um dos pontos que ofertar o serviço. Estabelecimentos comerciais, redes de caixas eletrônicos (ATMs) compartilhados e os próprios bancos que ofertam o Pix, por meio de seus ATMs próprios, poderão ofertar o serviço. De acordo com João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, a objetivo é promover o aumento da eficiência do serviço.

Continua após a publicidade

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Veja
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.