MediaTek anuncia seu chip Kompanio 900T para tablets e notebooks com 5G
Créditos: Reprodução/MediaTek

MediaTek anuncia seu chip Kompanio 900T para tablets e notebooks com 5G

Primeiros dispositivos equipados com ele chegarão ao mercado em breve

A MediaTek anunciou nesta semana o lançamento do MediaTek Kompanio 900T, seu novo chip voltado para tablets, Chromebooks e notebooks com conectividade 5G. Produzido com o processo de fabricação de 6nm da TSMC, este chip promete bom desempenho sem sacrificar a mobilidade e a bateria.

Processador MediaTek Kompanio 1300T promete
alto desempenho para tablets

De acordo com a MediaTek, o novo chip com arquitetura 64 bits possui oito núcleos, sendo dois núcleos Arm Cortex-A78 com clock de 2,4GHz e seis núcleos Arm Cortex-A55 com clock de 2.0GHz, e GPU Arm Mali-G68 MC4. Ainda sobre a GPU do novo chip, ela suporta a codificação de vídeos com os codecs H.264 (AVC) e H.265 (HEVC) e a decodificação de vídeos baseados nos codecs H.264, H.265, MPEG-1/2/4, VP-9 e AV1. Além disso, o chip também suporta memória RAM baseada nos padrões LPDDR4x e LPDDR5, e armazenamento baseado nos padrões UFS (Universal Flash Storage) 2.1 e 3.1.

O novo chip da MediaTek para tablets e notebooks suporta dispositivos com telas com resoluções de até 2000 x 1200 e com taxas de atualização de até 120Hz para uma melhor experiência na execução de aplicativos e de jogos. O MediaTek Kompanio 900T também conta com suporte para o conjunto de tecnologias MiraVision HDR Video, que possibilita a reprodução de conteúdo SDR em HDR, reprodução de conteúdo HDR10 em HDR10+ e suporte melhorado para conteúdo baseado em HDR10+.

Com relação às câmeras, o chip MediaTek Kompanio 900T suporta configurações com uma câmera de 108MP, configurações com duas câmeras de 20MP, captura de vídeo com resolução máxima de 3840 x 2160 (4K), captura de vídeo com HDR e mais.


Reprodução/MediaTek

As opções de conectividade do MediaTek Kompanio 900T incluem o suporte para Wi-Fi 6, suporte para redes 4G LTE e 5G (SA ou Standalone/NSA ou non-Standalone), dois chips SIM, Bluetooth 5.2 e para serviços de localização GPS/BeiDou/Glonass/Galileo/QZSS/NavIC. Para ajudar a reduzir o consumo de energia, o chip também conta com o suporte para o conjunto de tecnologias MediaTek 5G UltraSave, que funciona com redes 5G SA e NSA e ajuda a reduzir o consumo em até 50% quando conectado a este tipo de rede em comparação com chips similares de outros fabricantes.

“O chipset Kompanio 900 fornece desempenho de computação robusto, recursos extraordinários de multimídia para áudio e vídeo, tecnologia avançada para jogos, além de ser compatível com os mais recentes recursos 5G e sem fio, permitindo que os usuários aproveitem ao máximo os seus dispositivos”.
 -- Zeng Baoqing, gerente geral da divisão de multimídia da MediaTek

O anúncio da MediaTek não menciona quais serão os fabricantes que lançarão os primeiros tablets, Chromebooks e notebooks equipados com o chip MediaTek Kompanio 900T, mas a empresa diz que eles chegarão ao mercado “em breve”.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: MediaTek
User img

Fabio Rosolen

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.