Mercedes-Benz Vision AVTR: carro do futuro poderá ser dirigido com o poder da mente
Créditos: Reprodução/Mercedes-Benz

Mercedes-Benz Vision AVTR: carro do futuro poderá ser dirigido com o poder da mente

"Olha, mãe! Sem as mãos" finalmente será seguro sem direção autônoma

Ontem publicamos a notícia do conceito elétrico da Classe G dos carros Mercedes-Benz. Hoje é a vez da fabricante alemã ir mais longe no futuro: Vision AVTR é o novo conceito da Mercedes para os veículos do (distante) amanhã.

06/09/2021 às 15:28
Notícia

Mercedes revela conceito do SUV elétrico Classe G

Em propaganda divertida, Mercedes mostra a nova geração dos seus SUV

Inspirado pelos filmes Avatar (do diretor James Cameron), o que explica o "AVTR" do seu nome, o novo carro conceito da Mercedes-Benz está sendo apresentado na feira IAA Mobility 2021, realizada em Munique, Alemanha. A feira substitui o Salão do Automóvel de Frankfurt e traz o foco não apenas em veículos, mas em mobilidade urbana.

Mercedes explicou mais sobre a tecnologia embarcada no Vision AVTR. Além de ser ligado somente por um sistema que reconhece o padrão de batimentos cardíacos e respiração do proprietário, ele é guiado pelos "pensamentos" do motorista. Para dirigir o veículo, é necessário que o motorista da rodada utilize um aparelho detector de ondas cerebrais (Brain Computer Interface, BCI). 

O BCI possui eletrodos que ficaram colocados na parte traseira da cabeça do motorista. O aparelho do Vision AVTR calibrará com as ondas cerebrais do usuário para traduzi-las em ações no veículo. Depois é necessário focar em um ponto de luz no painel. O sistema reconhecerá para qual o motorista está usando. E ah, atenção! O sistema precisa que o usuário fique focado. Quanto mais foco, mais rápido a detecção. O que isso quer dizer na prática? Bem, teremos que aguardar.

Após o sistema detectar o olhar (43) do motorista, abrirá as pré-configurações que serão selecionadas com esse "olhar 43". Por exemplo, escolher o destino ou trocar de música. Basicamente você será um Stephen Hawking com um upgrade, já que os olhos e a mente trabalharão junto (ao contrário do cientista que só usava os olhos para digitar).

O Vision AVTR tem capacidade de percorrer até 700 km com sua bateria e 469 cavalos de potência. OVision AVTR poderá se mover diagonalmente e lateralmente, o que deixará a baliza uma coisa bem fácil.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tech Radar Fonte: Mercedes-Benz
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.