Bitcoin: El Salvador passa a aceitar a criptomoeda como moeda corrente
Créditos: Reprodução/Globo

Bitcoin: El Salvador passa a aceitar a criptomoeda como moeda corrente

País é primeiro a tornar Bitcoin como moeda oficial e decisão divide opiniões

Hoje El Salvador se tornou oficialmente o primeiro país a ter Bitcoin como sua moeda oficial. O país tem também o dólar como moeda oficial desde 2001. Adoção da criptomoeda gerou protestos e críticas de especialistas.

02/09/2021 às 22:00
Notícia

Corinthians lança NFT que se esgota em pouco mais de duas horas

A venda do fan token faz parte da parceria com a Mercado Bitcoin, seu novo patrocinador

Agora em El Salvador todos os estabelecimentos comerciais deverão aceitar pagamento em Bitcoin. O dólar também continuará como uma maneira de pagamento. Com a adoção da criptomoeda, o governo espera economizar 400 milhões de dólares em comissão das remessas de dólares para o país. 1 a cada 4 salvadorenhos mora nos Estados Unidos e enviam remessas de dinheiro para familiares. Os cidadãos que assinarem a Chivo, carteira digital de Bitcoin ganharam 30 dólares em Bitcoins. Para demonstrar apoio ao país, fãs da cripto se uniram para comprar U$ 30,00 de BTC

A volatilidade da criptomoeda é uma preocupação entre a população, mesmo que haja empolgação com a adoção da nova moeda oficial. Nas últimas horas o Bitcoin teve um aumento de valor causado pela novidade em El Salvador, dizem especialistas. A cripto passou de U$ 52.000,00, mas agora já se encontra em 47 mil.

O presidente Nayib Bukele está bem ativo no Twitter nas últimas horas. Ontem, dia 6, ele anunciou a compra dos primeiros 200 Bitcoin para o país. O anúncio da compra das criptomoedas pelo governo salvadorenho fez o Bitcoin passar dos 52.000 dólares pela primeira vez desde maio. Agora o país já possui um total 550 das criptomoedas. Isso dá aproximadamente 133.793.954,36 reais.

Carismático e popular, o presidente salvadorenho provocou o Fundo Internacional Monetário no Tweet. O FMI negou um empréstimo de 1 bilhão de dólares para auxiliar o país a implementar o Bitcoin. Por mais que a adoção da criptomoeda seja inovador e algo para ficar de olho, as práticas de Nayib Bukele em El Salvador não são nada inovadoras. O país tem histórico de corrupção e há suspeitas que a adoção do Bitcoin facilite as lavagens de dinheiro, motivo pelo qual o FMI negou o empréstimo.

Continua após a publicidade

Aliados de Bukele foram colocados na lista do governo americano de suspeitos de práticas de corrupção. Uma das críticas dos protestos realizados contra a nova moeda oficial (além da volatilidade) é que a medida é uma cortina de fumaça para os problemas do governamentais.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Neowin Fonte: BBC
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.