Piloto da RedBull entra no Guinness com avião voando por dois tuneis a 246km/h
Créditos: RedBull

Piloto da RedBull entra no Guinness com avião voando por dois tuneis a 246km/h

Piloto Dario Costa foi o responsável pelo novo recorde mundial

Você já imaginou pilotar um avião dentro de um túnel? O italiano Dario Costa, piloto de corrida profissional e piloto acrobático de 41 anos fez melhor e passou por dois túneis próximo a Istambul na Turquia.

30/08/2021 às 14:18
Notícia

Avião hipersônico promete vôo de Nova York a Londres em menos...

Hermeus Quarterhorse terá velocidade máxima de cinco vezes a velocidade do som

O feito foi realizado utilizando um avião de corrida Zivko Edge 540 com modificações para que ele pudesse passar pelos túneis e atingiu uma velocidade média de 246 km/h.

O experiente piloto já realiza voos a mais de duas décadas e já ultrapassou a marca de 5.000 horas no ar, sendo mais da metade dessas horas realizando acrobacias aéreas. Entre suas realizações na carreira está uma vitória na classe Challenger do Red Bull Air Race, que o posicionou como primeiro italiano a conseguir tal feito. Realizar a passagem pelo túnel era um sonho antigo do piloto e ele trabalhou muito para realizá-lo.

Confira abaixo o tweet da RedBull com o feito do italiano:

O voo foi realizado às 6h43 do horário local em um clima que proporcionou ótimas condições para a pilotagem, todo o percurso teve que ser realizado com movimentos finos pois o piloto tinha que manter a aeronave sobre o piso e ao mesmo tempo tinha que se manter longe das paredes de concreto que o cercavam. O espaço percorrido entre os túneis também foi crucial para o recorde, pois naquele instante ele tinha que se concentrar no avião para entrar no próximo túnel ao mesmo tempo que alterações no vento causavam uma mudança no controle da aeronave.

Continua após a publicidade

“Tudo parecia estar acontecendo muito rápido, mas quando saí do primeiro túnel, o avião começou a se mover para a direita por causa do vento cruzado e na minha cabeça tudo desacelerou naquele momento. Eu reagi. e apenas focado em colocar o avião de volta no caminho certo para entrar no outro túnel. Então, em minha mente, tudo acelerou novamente. ”relatou o piloto Dario Costa

Ao todo, o italiano percorreu 2,26km em menos de 44 segundos e estabeleceu um novo recorde mundial certificado pelo Guinness de túnel mais longo voado com um avião (1730m) além de mais quatro outros recordes, primeiro vôo de avião por um túnel, vôo mais longo sob um obstáculo sólido, primeiro vôo de avião por dois túneis e primeira decolagem de um túnel.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: redbull
User img

Juliano Aires

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.