Satélite Starlink poderá transferir dados a até 97% a velocidade da luz, diz Elon Musk
Créditos: Reprodução/Starlink

Satélite Starlink poderá transferir dados a até 97% a velocidade da luz, diz Elon Musk

Velocidade se refere a luz no vácuo, que é mais rápida que na fibra ótica

Elon Musk (figura sempre carimbada do Resumo Conectado) publicou no Twitter que a internet dos Satélites Starlink serão capazes de transferir dados em uma velocidade incrível: 97% da velocidade da luz. A internet dos satélites da SpaceX está disponível em Beta para 10 países. Não há previsão para a autorização do funcionamento no Brasil.

30/08/2021 às 16:00
Notícia

Militares brasileiros estão preocupados com a chegada da inte...

Rede de 4.400 satélites da Starlink podem gerar interferência com satélite geoestacionário brasileiro

Interagindo no Twitter, rede social onde Musk costuma brincar de manipular o mercado, publicou que a velocidade de transferência de dados da Starlink chegará próximo da velocidade da luz. A Starlink atingirá 97% da velocidade da luz, o que equivale a aproximadamente 291.000 km/s. O cálculo é feito usando como base o que CEO da Tesla diz da velocidade da internet da SpaceX ser 40% mais rápida que a transmissão por fibra ótica.

A velocidade da luz na fibra ótica é menor que no vácuo, por onde serão passado, via laser, os dados entre os satélites. Relembrando e tentando simplificar o que aprendemos na escola, a velocidade da luz e do som diferem no meio onde são propagadas. Esse efeito se chama refração (acertei, professor Allan? Abraço).

Os novos Satélites Starlink que serão lançados terão comunicação via laser. Com essa tecnologia, os satélites não precisarão de estações em solo para entregar sua conexão com internet em alguns países. Pegando de exemplo o Ártico, citado no tweet de Musk, não será preciso incomodar um pedaço de gelo (que ainda não derreteu) com uma antena da Starlink. E, principalmente, montar a estrutura em países não amigáveis. Talibã com Starlink? Sim, é possível! 

23/06/2021 às 09:48
Notícia

Satélites da Starlink entregarão cobertura ao mundo todo até ...

Previsão foi dada por Gwynne Shotwel, presidente da subsidiária da SpaceX

Continua após a publicidade

Há ainda planos da SpaceX lançar mais satélites até o fim do ano. As antenas da empresa no Brasil ainda não foram autorizadas pela Anatel, mas o serviço já pode ser contratado no Brasil.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: WCCF Tech
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.