Windows 11 build 22449 traz mudança na Compactação SMB e correções de bugs
Créditos: Reprodução/Microsoft

Windows 11 build 22449 traz mudança na Compactação SMB e correções de bugs

Este build está disponível somente para os participantes do Programa Windows Insider que optaram pelo canal de distribuição Dev

A Microsoft anunciou hoje a disponibilidade do Windows 11 build 22449 para os participantes do Programa Windows Insider que optaram pelo canal de distribuição Dev. Como é possível notar pelo número do build, ele não é uma atualização para o Windows 11 que será lançado no próximo dia 5 de outubro, mas sim o primeiro build da nova versão do Windows 11 que será lançada no primeiro semestre de 2022.

31/08/2021 às 11:12
Notícia

OFICIAL: Windows 11 será lançado no dia 5 de outubro

Upgrade gratuito estará disponível via Windows Update a partir da mesma data

Com este build vem do ramo interno de desenvolvimento ativo RS_PRERELEASE na Microsoft, ele pode ser consideravelmente mais instável do que os builds anteriores por conter código ainda em desenvolvimento. Para os usuários interessados em uma experiência mais estável, é necessário alternar para o canal Beta antes que o Windows Update possa procurar e baixar o build 22449.

Com relação às novidades no Windows 11 build 22449, a Microsoft implementou uma mudança no comportamento da Compactação SMB. Para quem não sabe, a Compactação SMB foi introduzida no Windows 11 e no Windows Server 2022 e basicamente permite que um administrador, usuário ou aplicativo solicite a compactação de arquivos conforme eles são transferidos pela rede. Isso elimina a necessidade de primeiro compactar manualmente um arquivo com um aplicativo, copiá-lo e, em seguida, descompactá-lo no computador de destino. Os arquivos compactados consomem menos largura de banda da rede e também são transferidos mais rapidamente sem resultar em aumento no uso de CPU.

Com base em análises de resultados de testes internos, a Microsoft decidiu mudar o comportamento padrão da Compactação SMB. Antes do build 22449, o algoritmo de decisão da Compactação SMB tentava compactar os primeiros 500MB (524.288.000 bytes) de um arquivo durante a transferência, mas isso não funcionava corretamente em certos cenários onde um arquivo grande continha outros arquivos pequenos, como o disco rígido virtual utilizado por uma máquina virtual.

Por causa disso, no build 22449 este algoritmo de decisão não é mais utilizado por padrão pela Compactação SMB. Em vez disso, o arquivo sempre será compactado completamente quando a compactação for solicitada. Profissionais de TI interessados em voltar a usar o algoritmo de decisão podem acessar o artigo técnico Noções básicas e controle de comportamentos de compactação disponível aqui.

O Windows 11 build 22449 também traz uma versão atualizada da animação de inicialização do sistema operacional, que pode ser vista no gif animado abaixo, o som de inicialização do Windows não será mais reproduzido após a instalação de uma atualização agendada, o painel de ações rápidas agora permite que o usuário clique com o botão direto do mouse em Bluetooth para acessar rapidamente a categoria Bluetooth e Dispositivos no aplicativo Configurações, o teclado virtual agora inclui um link para suas opções de personalização, as notificações agora são exibidas com o efeito Acrylic, ajustes visuais na Central de Notificações para deixar os nomes dos aplicativos mais visíveis e mais.

Continua após a publicidade

Windows 11 build 22449 traz mudança na Compactação SMB e correções de bugs
Reprodução/Microsoft

A lista com os bugs corrigidos neste build inclui um que causa problemas com a exibição da barra de tarefas caso ela esteja configurada para ser ocultada automaticamente em sistemas com mais de um monitor, um que faz com que o calendário na área de notificação não seja exibido corretamente, um que faz com que o aplicativo Email não aceite digitação usando o teclado nos campos Endereço e Assunto da mensagem, um que causa lentidão quando o usuário tenta mover as janelas de certos aplicativos caso a janela do Explorador de Arquivos também esteja visível, um que causa instabilidade no processo explorer.exe e um que faz com que a configuração de som 5.1 não seja salva pelo aplicativo Configurações. A extensa lista com todos os bugs corrigidos pode ser vista no post com o anúncio da Microsoft.

Sobre os problemas conhecidos no Windows 11 build 22449, a Microsoft diz que PCs com o Windows Defender Application Guard (WDAG) habilitado não receberão este build por causa de alguns problemas de compatibilidade que resultam em erros no sistema operacional. Outros problemas conhecidos incluem um que causa o erro WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR no Surface Pro X, um que faz com que o usuário não consiga digitar na caixa de pesquisa do menu Iniciar ou na caixa de pesquisa exibida quando o usuário clica no ícone na barra de tarefas, um que faz com que o painel Widgets apareça vazio (fazer o logoff e o login novamente no painel ajuda a resolver o problema), um que faz com que os usuários não consigam abrir a Área Restrita do Windows (Windows Sandbox) após a instalação deste build e outros.  

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Microsoft
User img

Fabio Rosolen

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.