Só no primeiro semestre de 2021 foram roubados 2,3 milhões de metros de cabos no Brasil
Créditos: Reprodução/Lars Kienle/Unsplash

Só no primeiro semestre de 2021 foram roubados 2,3 milhões de metros de cabos no Brasil

O número representa uma alta de 14,5% em relação ao mesmo período de 2020

A Conexis Brasil Digital, marca substituta do SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), divulgou na segunda-feira (30) uma pesquisa que revela o crescimento do roubo de cabos no Brasil. Nos primeiros seis meses de 2021, foram mais de 2,3 milhões de metros.

Para se ter noção, a quantidade de metros de cabos de telecomunicações roubados no primeiro semestre de 2021 seria suficiente para cobrir a distância entre as cidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires, na Argentina, de acordo com a Conexis Brasil.


Reprodução/Conexis Brasil

30/08/2021 às 19:25
Notícia

Mercado Livre assina carta de intenções para coibir venda de ...

Mais de 68 mil vendedores irregulares foram bloqueados entre janeiro de 2020 e junho de 2021

Em comparação com o primeiro semestre de 2020, o mesmo período de 2021 apresentou alta de 14,5%. Além disso, o ano passado já havia obtido um resultado mais alto do que em 2019: ao todo, foram 4,6 milhões de metros de cabos roubados em 2020, representando um aumento de 16%.O primeiro semestre de 2021 já representa metade de todo o equipamento roubado em 2020.

Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, explicou que esse tipo de situação causa danos principalmente a quem depende dos serviços:

Essas ações criminosas impedem que a gente preste serviços de maneira correta e ao mesmo tempo afeta o funcionamento normal da sociedade, os maiores prejudicados são os usuários.

 

Segundo a pesquisa, ao longo de todo o ano de 2020, 6,67 milhões de clientes ficaram sem acesso aos serviços de telecomunicações devido ao roubo e furto de cabos de cobre no Brasil. Esse número também foi 34% maior do que o registrado em 2019, durante o qual foram catalogados 5 milhões de usuários com interrupção dos serviços.

Continua após a publicidade


Reprodução/Thomas Jensen/Unsplash

Ferrari declara que, além do incômodo para os clientes, o problema também acomete as empresas:

A interrupção desses serviços acaba provocando uma dupla penalidade. Primeiro é a penalidade da ação criminosa em si, de recolocar os cabos roubados, e, por questões regulatórias, somos penalizados pelo órgão regulatório, que aplica multa por serviço não prestado independentemente do motivo.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Conexis Brasil
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.