Mercado Livre assina carta de intenções para coibir venda de produtos piratas
Créditos: Reprodução

Mercado Livre assina carta de intenções para coibir venda de produtos piratas

Mais de 68 mil vendedores irregulares foram bloqueados entre janeiro de 2020 e junho de 2021

Durante o último ano, seja por necessidade ou conveniência, houve um aumento explosivo de compras online em diversos segmentos de produtos.

11/08/2020 às 11:05
Notícia

Amazon Project Zero chega ao Brasil - entenda o que é a tecno...

Esse novo projeto visa barrar a comercialização de produtos falsificados na plataforma

Variando entre itens essenciais, encontrados nos supermercados, e equipamentos importados diretamente da China, os brasileiros começaram a consumir ainda mais por meio desta ferramenta que está sendo aprimorada há muitos anos.

O Mercado Livre, uma das principais plataformas de compras e vendas em ambiente virtual no Brasil, chegou em um acordo com o Procon-SP, com o intuito de dificultar e combater a venda de produtos ilegais com ainda mais rigidez.

Após um período de negociações, o site passará a funcionar de acordo com o guia Antipirataria do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), parte do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). Entre as posturas almejadas, a verificação ainda mais ativa, para impedir e reduzir as vendas de produtos ilícitos, será adotada a partir deste momento.

Estavam pressionando o domínio virtual há tempos, pois por ser um dos principais meios de e-commerce no país, também era utilizado para comercializar artigos piratas e ilegais massivamente. A medida foi assinada no dia 20 de agosto, e o documento foi estruturado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Problemas envolvendo mercadorias de origem duvidosa não são novidades para os compradores. Há algumas semanas, por não coibir a comercialização de celulares não homologados, a Anatel afirmou que, se continuassem com essas transações irrestritas de aparelhos não autorizados, o Mercado Livre poderia ser multado.

De acordo com os responsáveis pelo site, mais de 1,3 milhão de peças falsificadas foram barradas desde o início do ano passado. Além disso, foi investido mais de US$ 100 milhões em sistemas automatizados, viabilizados por inteligência artificial, para detectar mais rapidamente anúncios que violem os termos de uso.

Continua após a publicidade

17/06/2021 às 09:29
Notícia

Mercado Livre fará entrega no mesmo dia para São Paulo, Flori...

O serviço é válido para produtos selecionados, em compras acima de R$ 79 feitas até às 11h

O intitulado Brand Protection Program ("Programa de Proteção de Marcas", em uma tradução livre"), normalmente abreviado para BPP, tem como objetivo acrescentar uma camada adicional de velocidade e agilidade na detecção de vendas de produtos ilegais.

Segundo o site, as suas investidas estão sendo bem-sucedidas, pois 68 mil vendedores de objetos irregulares foram bloqueados entre janeiro de 2020 e junho de 2021.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: tecnoblog.net
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.