Primeiro navio de carga elétrico autônomo começa a operar ainda em 2021
Créditos: Reprodução/Yara International

Primeiro navio de carga elétrico autônomo começa a operar ainda em 2021

Navio realizará rota na Noruega e tem capacidade pequena, mas promissora

O primeiro navio de carga elétrico e autônomo, sem nenhuma tripulação, entrará em operação ainda este ano. A previsão da fabricante do Yara Birkeland, a Yara International, é que o navio faça sua primeira viagem, na Noruega, no fim do ano. A empresa ainda espera que o uso do navio seja o equivalente a 40.000 fretes de caminhão por ano.

27/08/2021 às 08:51
Notícia

Mercedes-Benz revela primeiro ônibus elétrico produzido no Br...

Veículo terá autonomia de bateria de 250 km, podendo ser ampliada para andar até 300 km

Os planos originais da Yara International eram de que o seu navio elétrico estreasse nos oceanos em 2020, após três anos de desenvolvimento. Mas, como quase tudo após março de 2020, o projeto foi adiado devido a pandemia. Em novembro do ano passado, a empresa recebeu o navio do estaleiro noruêgues onde estava guardado e retomou os testes. A Yara International disse que passou por alguns problemas relacionados a logística da tecnologia autônoma, mas a construção como um todo sofreu poucos atrasos. O Yara Birkeland é equipado com uma bateria de 7 MWh. Em média, uma casa consome 200 kWh por mês, o mesmo que 0,2 MWh.

Yara Birkeland mede 80m de comprimento e tem 15 metros na boca, ou largura na linguagem leiga. O navio pode carregar 120 containers de 20 pés de comprimento, aproximadamente 6 metros. A capacidade é modesta, já que navios maiores, como o Ever Given (aquele do Canal de Suez) carrega até 20.000 containers. E navios porta-containers menores conseguem carregar entre 10.000 e 12.000. Mas os pioneiros precisam começar de algum lugar, e um navio de carga elétrico e autônomo já é um ponto para ficar de olho mesmo que ele não seja um monstro dos mares. A Yara Birkeland tem velocidade máxima de 13 nós, mas operará entre seis e sete nós.

A primeira viagem do navio cargueiro elétrico será curta, de Heroya até Brevik. O trajeto mede por volta de nove quilômetros. Mas um pequeno passo para um navio, um grande passo para toda a indústria marítima. Ou melhor, uma grande navegada!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: ExtremeTech
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.