ONU diz que o mundo finalmente está livre da produção de gasolina com chumbo
Créditos: Krzysztof Hepner/Unsplash

ONU diz que o mundo finalmente está livre da produção de gasolina com chumbo

Aditivo começou a ser usado nos anos 20; seu uso causa envenenamento e é prejudicial ao meio ambiente

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) anunciou hoje, dia 30, que o mundo finalmente está livre de gasolina com chumbo. A Argélia, último país a utilizar o metal na gasolina, utilizou seu último estoque no último mês. 

30/08/2021 às 10:36
Notícia

Economia de energia trará bônus de menos de R$ 1 por kWh

As regras sobre o bônus na conta de luz ainda não foram definidas pelo governo federal

A campanha da ONU para banir o uso de chumbo na gasolina iniciou em 2002, com a formação de uma parceria global para encerrar com a prática no mundo todo. De acordo com as Nações Unidas, no momento da criação da campanha havia 117 países que ainda utilizavam gasolina com chumbo. A maioria países da África Subsaariana e com baixo PIB.

A prática de botar chumbo como aditivo na gasolina surgiu nos anos 1920 para aumentar a octanagem e reduzir o consumo dos veículos. Entretanto, alguns anos depois, surgiram os primeiros relatos de envenenamento por chumbo nos funcionários de uma refinaria americana. Cinco morreram e outros foram hospitalizados. Além de prejudicial para a saúde (atacando praticamente todo o corpo humano) dos trabalhadores de refinarias, a queima de gasolina com o aditivo é prejudicial ao meio ambiente e, consequentemente, quem vive em meios urbanos.


Fonte: Krzysztof Hepner/Unsplash

De acordo com a ONU, o fim da adição de chumbo na gasolina melhorará não só a qualidade de vida e o meio ambiente, mas também terá um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Envenenamento por chumbo pode ter consequências para o desenvolvimento intelectual infantil. Logo, em países que utilizavam gasolina com chumbo a tendência é que a as crianças apresentem melhores resultados escolares e tenham aumento de quociente intelectual.

03/08/2021 às 16:01
Notícia

Privatização dos Correios deve ser votada nesta semana

Durante pronuncianmento Ministro das Comunicações Fabio Faria defendeu a privatização dos Correios

Continua após a publicidade

O Brasil baniu o chumbo na gasolina nos início dos anos 90, trocando o metal por etanol. Essa mudança fez da gasolina brasileira uma das com maior octanagem do mundo. A adição de chumbo também prejudica os catalisadores dos carros e a vela de ignição, fazendo com o que o carro não ligue.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Gizmodo
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.