Avião hipersônico promete vôo de Nova York a Londres em menos de uma hora
Créditos: Reprodução/Hermeus

Avião hipersônico promete vôo de Nova York a Londres em menos de uma hora

Hermeus Quarterhorse terá velocidade máxima de cinco vezes a velocidade do som

Desde o fim dos voos do Concorde em 2003, a aviação comercial nunca mais viu viagens supersônicas. E também por muito tempo não houve interesse das companhias aéreas em retomar esse tipo de viagem. Por mais que o Concorde permitisse que executivos fizessem um bate-e-volta na rota Londres - Nova Iorque, seu custo de operação era caro e os novos aviões bimotores eram mais compensadores para as rotas.

25/08/2021 às 12:30
Notícia

Drone da polícia Canadense é destruído em colisão com avião

Avião que estava sendo usado com um piloto em treinamento ficou bastante danificado, mas pousou com s...

Entretanto, nos últimos anos surgiram diversas fabricantes querendo retomar o mercado de avião supersônicos para aviação comercial e até executiva. E agora temos o Quarterhorse da Hermeus, que terá sua velocidade máxima de Mach 5. Essa velocidade é o equivalente a cinco vezes a velocidade do som (1.238 km/h), o que dá o total de 6.190 km/h. O Concorde, que teve seu primeiro voo em 1969, 2.179 km/h.

O voo do Quarterhorse na rota Nova Iorque - Londres seria de menos de uma hora. Já da mesma cidade americana até Paris, segundo o site da empresa, aproximadamente 1h30. Mas visto a pequena distância entre Londres e Paris, o tempo de viagem pode ser mais próximo de 1 hora também.


Fonte: Reprodução/Hermeus

A fabricante Hermeus, cujo nome é inspirado no deus grego das viagens, recebeu um baita incentivo de 60 milhões de dólares (aproximadamente 311 milhões de reais) da Força Aérea Americana para continuar com o projeto da aeronave. O Quarterhorse é movido por um único motor "híbrido" turbofan para a decolagem e pouso e um ramjet para atingir as velocidades hipersônicas. Esse ramjet (também chamado de scramjet) é o mesmo tipo de motor usado no poderosíssimo SR-71 Blackbird. Esses motores precisam de velocidades mais altas para funcionarem, por isso é necessário um outro tipo de propulsão.

Hermeus pretende testar o primeiro avião (em escala menor) em 2023. A empresa também quer lançar uma versão de carga em 2025 e somente em 2029 sairá a versão comercial.

16/08/2021 às 14:02
Notícia

Embraer realiza primeiro voo com avião elétrico

Avião Ipanema foi utilizado como demonstrador técnico de motor elétrico

Continua após a publicidade

Além da Hermeus, outras fabricantes estão investindo em aviões supersônicos. A Boom já realizou a pré-venda de 15 aviões supersônicos para a companhia United Airlines.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Hermeus
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.